Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Hemoam, GACC e Grupo Raio de Sol celebram Setembro Dourado com alerta para diagnóstico precoce e Sino da Cura

Entre janeiro e agosto de 2025, o Hemoam registrou 28 novos casos de câncer infantojuvenil...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
22/09/2025 às 16h30
Hemoam, GACC e Grupo Raio de Sol celebram Setembro Dourado com alerta para diagnóstico precoce e Sino da Cura
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Leonardo Mota/Hemoam

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), em parceria com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GACC-AM) e o Grupo Raio de Sol, realizou nesta segunda-feira (22/09) um evento especial em comemoração ao Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil.

A programação contou com distribuição de flyer, lanche e brincadeiras para crianças, visita de super-heróis e do mascote do GACC, Soli, à área de internação de crianças e um momento emocionante: o Sino da Cura, tocado por duas crianças que concluíram o tratamento oncológico no Hemoam, simbolizando finalização de tratamento.

A diretora clínica do Hemoam, Cinthia Xerez, reforçou que o diagnóstico precoce é a maior chance de cura. “Sintomas como anemia, febre, hematomas sem causa aparente, aumento da região abdominal, palidez e cansaço frequente devem ser observados com atenção, pois podem indicar doenças graves, como a leucemia. Existe cura para o câncer, e nosso trabalho é detectar o mais cedo possível porque o diagnóstico precoce pode elevar as chances de cura, afirmou.

Continua após a publicidade
Anúncio
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTO: Leonardo Mota/Hemoam

Dados

Entre janeiro e agosto de 2025, o Hemoam registrou 28 novos casos de câncer infantojuvenil. Atualmente, cerca de 110 crianças e adolescentes estão em tratamento oncológico na instituição, acompanhados por uma equipe multiprofissional.

A leucemia linfoide aguda (LLA) continua sendo o diagnóstico mais frequente, seguida por leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC) e linfomas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil deve registrar aproximadamente 7.930 novos casos de câncer infantojuvenil por ano no triênio 2023-2025.

O Hemoam oferece tratamento completo e humanizado para crianças e adolescentes com câncer, desde o diagnóstico até a cura, por meio de uma equipe composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, odontólogos, assistentes sociais e outros profissionais.

Sino da Cura

A programação do Setembro Dourado contou com o Sino da Cura, um ato simbólico onde pacientes que recebem alta balançam um sino para celebrar o momento.

Diego Silva, de 12 anos, natural de Coari, e Ada Souza, de 6 anos, de Iranduba, tocaram o sino da cura pelo fim do tratamento de Leucemia Linfoide Aguda. O momento foi marcado por muita alegria e emoção.

O evento encerrou com pacientes, familiares e equipe do Hemoam soltando balões dourados em frente ao Hemoam.

GACC e Raio de Sol

O GACC-AM e o Grupo Raio de Sol, entidades sem fins lucrativos, são parceiros fundamentais do Hemoam para ampliar o cuidado e o acolhimento às crianças e adolescentes com câncer.

O GACC-AM oferece suporte social, logístico e emocional, especialmente para pacientes vindos do interior do Amazonas, garantindo hospedagem, alimentação e orientação às famílias durante o tratamento.

Já o Grupo Raio de Sol atua levando mais leveza ao ambiente hospitalar, por meio de suporte social, atividades lúdicas, recreativas, e culturais para acolher e favorecer a cura do câncer.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários