Prefeito de Rio Branco participa de Oficinas do Programa Fronteira Integrada em Brasileia
O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom, participou nesta segunda-feira (22), das oficinas ...
Por: RedaçãoFonte: Prefeitura de Rio Branco - AC
22/09/2025 às 16h30
Foto: Reprodução/Prefeitura de Rio Branco - AC
O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom, participou nesta segunda-feira (22), das oficinas de planejamento territorial do Programa Fronteira Integrada, promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
O evento, realizado em Brasileia, visou discutir a integração e o desenvolvimento sustentável da faixa de fronteira, abordando questões que afetam diretamente os municípios e comunidades localizadas nas áreas de fronteira, como a segurança, a economia e a infraestrutura.
Oficinas de planejamento territorial do Programa Fronteira Integrada, promovido pelo Governo Federal. (Foto: Secom)
Durante o evento, o gestor destacou a importância da parceria entre os entes federativos para enfrentar os desafios da região. “Estou feliz em saber que o Governo Federal está ouvindo os prefeitos, vereadores e a comunidade dessa região de fronteira. Temos um problema muito sério com o tráfico de armas e drogas, especialmente nas fronteiras com o Peru e a Bolívia, e é essencial que o governo ouça as realidades locais para poder tomar as providências necessárias”, afirmou o prefeito.
Bocalom também enfatizou a necessidade de melhorar a qualidade de vida da população amazônica. (Foto: Secom)
Ele também enfatizou a necessidade de melhorar a qualidade de vida da população amazônica, argumentando que políticas de assistência social, como o Bolsa Família, não são suficientes para promover o desenvolvimento sustentável da região.
Continua após a publicidade
Durante o evento, o gestor destacou a importância da parceria entre os entes federativos para enfrentar os desafios da região. (Foto: Secom)
“A grande maioria da população aqui vive de Bolsa Família, mas qualidade de vida não vem com Bolsa Família, vem com a geração de emprego e oportunidades”, afirmou.
O evento também contou com a presença de Dayve Moraes Piva, coordenador-geral de Assuntos de Fronteira do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, que destacou o propósito das oficinas como uma ação integrada entre os governos federal, estadual e municipal.
Dayve Moraes Piva, coordenador-geral de Assuntos de Fronteira do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. (Foto: Secom)
“O principal motivador desse seminário é promover a integração de ações entre os governos e as comunidades ao longo da faixa de fronteira, visando à melhoria da segurança e ao fomento da economia local”, disse Piva. Ele ressaltou a importância da colaboração entre os governos para combater as ameaças das facções criminosas que avançam pela região, e a necessidade de uma abordagem coordenada para combater o tráfico de drogas e proteger os povos locais, como os ribeirinhos e indígenas.
Francimar Cavalcante, chefe do Departamento de Relações Interinstitucionais da Secretaria de Planejamento (Seplan) do Estado do Acre, também participou do evento e reforçou a importância de ouvir a população local para o desenvolvimento do estado.
“O governo do Acre tem promovido ações para empoderar os municípios no processo de desenvolvimento”, afirmou Cavalcante. (Foto: Secom)
“O governo do Acre tem promovido ações para empoderar os municípios no processo de desenvolvimento, e este encontro tem como objetivo ouvir a população e criar planos de ação que realmente atendam às necessidades locais”, afirmou Cavalcante.
As oficinas de planejamento territorial são parte do esforço do Programa Fronteira Integrada para promover a integração regional, melhorar a infraestrutura, segurança e fomentar a economia local. O Programa Fronteira Integrada é uma ação estratégica do Governo Federal, em parceria com os estados e municípios, visando transformar a região de fronteira em um território mais seguro, sustentável e economicamente dinâmico.
(Foto: Secom)(Foto: Secom)(Foto: Secom)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.