Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.
Promover o reconhecimento para aqueles que mantiveram a crença no futuro de Mato Grosso, quando as adversidades eram maiores que as expectativas de sucesso, garantindo-lhes agora o sentimento de pertencimento, levou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), através de projetos do deputado Valmir Moretto (Republicanos), a homenagear, com Títulos de títulos, comendas e moções para 60 desbravadores, empresários, profissionais liberais, servidores públicos, autoridades civis, militares e eclesiásticas.
"Estes homenageados, bem como outra infinidade deles, emprestaram seu suor, suas dores, suas alegrias, sua obstinação e dedicação para vencer as adversidades que Mato Grosso lhes impôs no passado. Esforço que hoje se traduz no sucesso de cada um e de cada realidade, mas também no conjunto da transformação do estado em potência do agronegócio, em carregar o título de Celeiro do Mundo e de representar quase a metade da produção de alimento de todo o Planeta", disse Valmir Moretto, ao agradecer a cada um deles e destacar que a homenagem fosse extensiva para toda a população que não desistiu de Mato Grosso.
O empresário Jair Antônio de Lima, da BMG Foods, a quarta maior empresa de carne do Brasil, com dois frigoríficos em Mato Grosso, nas cidades de Vila Bela da Santíssima Trindade e em Juruena, além de um curtume em Nova Canaã do Norte e do maior Centro de Distribuição de Carne do Mato Grosso em Cuiabá, agradeceu o reconhecimento da Assembleia Legislativa que lhe outorgou a cidadania mato-grossense atendendo um projeto do deputado Valmir Moretto, a quem além de considerar como um amigo chamou de político visionário e que não perdeu a referência, pois sempre está no meio do povo, ouvindo o sentimento da população e, portanto, é uma autoridade pública que conhece a realidade e sabe os melhores caminhos para sobrepor as adversidades.
Falaram em nome dos homenageados, a professora Joana Rezende, a Tabeliã Barbará Sabione e o Pastor Manoel Elecínio que fizeram questão de repetir as palavras do próprio Valmir Moretto de que o sucesso pessoal de cada um estava intrinsecamente ligado ao fato de não terem desistido de Mato Grosso. Eles destacaram que quando aqui chegaram às adversidades era desde a falta de energia elétrica, a falta de rodovias pavimentadas, unidades de saúde e de educação entre outros problemas que só foram solucionados com o passar dos anos e com as gestões públicas resgatando aos compromissos assumidos.
"Este título de cidadania Mato-grossense tem uma forte sensação de pertencimento, pois ele é o reconhecimento de todo o esforço empreendido por cada uma das pessoas que veio para Mato Grosso ou que aqui nasceram e se comprometeram em não desistir e manter o vigor no trabalho, na tenacidade e no sucesso pessoal que se soma ao do conjunto, ou seja, das cidades e de todo Mato Grosso", disseram os homenageados, agradecendo não apenas ao deputado Valmir Moretto, mas a todos os demais deputados e deputadas, pois somente o esforço coletivo pode mudar os rumos, alterar os cursos e buscar os melhores caminhos.
O Vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Amarildo Merotti assinalou que na atualidade tem um grupo de gestores públicos que trabalham em prol de um Estado, mas eficiente, menos intervencionista e mais pragmático na construção de soluções para os problemas e para as adversidades, como se percebe e se vê claramente na atuação do deputado Valmir Moretto entre outros nomes que também se destacam.
"O mundo hoje exige a expertise e soluções práticas e quanto mais pessoas pudermos encontrar como o deputado Valmir Moretto melhor será para todo mundo, pois não lhe falta senso crítico, disposição, vivência e principalmente determinação, o que nos remete a condição de ter que agradecer por tudo o que ele fez, faz e ainda fará por Mato Grosso e pelo Brasil", disse Amarildo Merotti.
Delegada chefe da unidade especializada na Defesa da Mulher, Judá Marcondes, lembrou que veio para Mato Grosso para assumir a Delegacia de Polícia Judiciária Civil em Porto Esperídião e que sua convivência no dia a dia, a tornou uma pessoa melhor e que passou a ver a vida de forma diferenciada, "pois em um Estado de dimensões continentais como Mato Grosso, muitas coisas acontecem ao mesmo tempo e nem tudo nós podemos saber. Aqui construí amizades, constitui família e aprendi a dar valor a determinação e ao empenho das pessoas que buscam a terra das oportunidades", frisou a Delegada lembrando.
O deputado estadual por Rondônia, Laerte Gomes (PSD), presidente do Parlamento Amazônico, originalmente criado pela ALMT, lembrou que antes de se instalar em Rondônia, residiu em Mirassol D'Oeste, portanto, também se sente mato-grossense e sinalizou que o Brasil do interior é aquele que construiu a atual situação econômica privilegiada de Mato Grosso.
O ensinamento de Maridalva Amaral Vignardi, proprietária da Rádio Difusora de Cáceres que soube usar sua voz para dar voz aos outros e mudar muitas realidades chamou a atenção de todos, ao se dizer impressionada com as diversas história de todos os homenageados e que conhece a realidade da região quando ninguém queria ir para lá diante das adversidades que existiam.
"Segundo se ouviu dizer um sábio poeta: 'Defenda-se com um sorriso, ofenda com seu silêncio e vença com sua diferença’. Nunca essas palavras fizeram tanto sentido diante do que estamos vivendo. Avante Mato Grosso. Vamos para frente que o Brasil é grande e que o mundo é maior ainda", declarou ela.
Rol de Homenageados
Comenda Lenine Póvoas
Kleyber Freitas do Carmo
Pastor Manoel Elecinio das Neves Oliveira
Comenda Jonas Pinheiro
Amarildo Merotti
Irineu Marcos Parmeggiani
Luciomar Machado Filho
Terezinha Helena Staut Costa
Título de Cidadão Mato-grossense
Ademir Felício Garcia
Ademir Luiz Zanella
Alex Pereira de Oliveira
Amelho Volpato
Arnaldo José Bortolini
Bárbara Sabioni Valadares
Claudeir Dias
Cláudio José Scariote
Deloir José de Morais
Elton Zanella
Filadelfo Barbiero
Francisco Zanella
Gervásio Zanella
Gideon Danni da Rosa
Helena da Silva
Hélio Laércio Kutschenko
Inês Maria Parmeggiani
Irineu Chicaroli
Ivo Darci Salapata
Jair Antônio de Lima
Jayme Vicente Valadares
Joana de Resende Assunção
João Lopes Guerreiro
José Uilson Freire
Judá Maali Pinheiro Marcondes
Larissa Milani Zem Dionysio
Laudemir Antônio Sebben
Lindalia Oliveira Sampaio Araújo
Luciana Tiemi Takashima
Luiz Juliano Valério Geron
Maridalva Amaral Vignardi
Mário Leinat
Mauro Ramos
Max Gunter Jonk
Michel Perez Leinat
Odair José Vargas
Ordilei Queiroz Faria
Osmar Antunes de Oliveira
Rosângela Borges Alves de Souza
Siderley Vaz da Silva
Valdemar Mansueto Zanella
Vanda Borges Pimenta
Wallace Antunes Gonçalves
Moção de Congratulação
Familiares de Ana Maria da Silva 'Maria Capoeira' (In Memoriam)
Familiares de Anselmo Duarte Assunção (In Memoriam)
Antônio Barbosa de Souza (In Memoriam)
Site Conexão Salto Alto
Dr. Michel José Mansur Filho
Dr. Newton Flávio Fernandes Tafuri
Helena Souza Vinha pela Conquista do Título de Baby Miss Brasil 2025
Familiares de Ivanil Volpato (In Memoriam)
Familiares de José Orival Pimenta (In Memoriam)
Familiares de Oscalino Nogueira de Abreu (In Memoriam)
Familiares de Sebastião Bronski Afonso (In Memoriam).