Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Festival Paralímpico emociona e celebra inclusão em Lucas do Rio Verde

A manhã deste sábado (20) foi marcada por emoção, superação e muita energia em Lucas do Rio Verde. A cidade sediou a segunda etapa do Festival Para...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT
20/09/2025 às 12h30
Festival Paralímpico emociona e celebra inclusão em Lucas do Rio Verde
(Foto: Ascom Prefeitura/Edivaldo Rios)

A manhã deste sábado (20) foi marcada por emoção, superação e muita energia em Lucas do Rio Verde. A cidade sediou a segunda etapa do Festival Paralímpico Loterias Caixa, evento nacional que promove a inclusão por meio do esporte e que reuniu crianças, jovens e atletas com e sem deficiência no Ginásio de Esportes Didé Martins.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com patrocínio das Loterias Caixa, o Festival levou ao público luverdense uma programação repleta de experiências esportivas. Centenas de pessoas prestigiaram a atividade, que acontece simultaneamente em 120 cidades brasileiras, incluindo sete municípios de Mato Grosso.

Em Lucas do Rio Verde, os participantes puderam vivenciar modalidades como Paratletismo, Tênis de Mesa e Basquete, em um ambiente preparado para acolher todos. O objetivo do Festival é ampliar o acesso de crianças e jovens com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, Síndrome de Down e espectros como o Autismo à prática esportiva, mostrando que o esporte é um espaço de oportunidades e conquistas.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, André Matto, a cidade tem se destacado no cenário paralímpico desde 2021, quando iniciou um projeto voltado ao esporte inclusivo. Hoje, já colhe frutos com crianças em treinamento que representam Lucas do Rio Verde em competições no estado e no país.

Continua após a publicidade
Anúncio

“É um orgulho muito grande poder dar oportunidade para que essas crianças que têm algum tipo de limitação pratiquem esporte. O recado que deixamos aos pais e familiares é que acreditem em seus filhos, porque todos têm capacidade de se tornar grandes atletas, independentemente da limitação que tenham”, destacou.

O Festival Paralímpico reforça que a prática esportiva vai além da competição: ela promove convivência, autoestima, amizade e integração. Em Lucas do Rio Verde, ficou evidente que o maior troféu é a inclusão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários