Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Rádio Assembleia participa de edição comemorativa do programa A Voz do Brasil

Programa gravado nesta sexta-feira (19) irá ao ar às 19h (horário de Brasília) e às 18h (horário de Mato Grosso)

Redação
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MT
19/09/2025 às 16h18
Rádio Assembleia participa de edição comemorativa do programa A Voz do Brasil
Foto: ANGELO VARELA / ALMT

A Rádio Assembleia 89,5 FM, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, foi escolhida para gravar uma edição do Jornal da Câmara dos Deputados, parte do programa A Voz do Brasil, que completa 90 anos. A gravação foi realizada em Cuiabá e contou com a participação de jornalistas e radialistas locais.

Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A edição desta sexta-feira (19) do Jornal da Câmara dos Deputados, que ocupa 20 minutos do programa A Voz do Brasil, foi gravada nos estúdios da Rádio Assembleia 89,5 FM, na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT). O momento histórico faz parte das comemorações dos 90 anos do programa e a rádio mato-grossense foi uma das cinco emissoras da Rede Legislativa de Rádio e TV selecionadas para participar do projeto.

No ar desde julho de 1935, A Voz do Brasil alcança cerca de 70 milhões de ouvintes e tem 60 minutos de duração: 25 minutos para o Executivo, 20 minutos para a Câmara dos Deputados, 10 minutos para o Senado e cinco minutos para o Judiciário. Além disso, o Tribunal de Contas da União (TCU) participa três vezes por semana.

Em Cuiabá, a gravação foi conduzida pela jornalista e ex-editora-chefe do programa, Clarice Dias, e pela radialista, produtora e apresentadora da Rádio Assembleia, Thayana Bruno. O conteúdo irá ao ar ainda hoje, às 19h (horário de Brasília) e às 18h (horário de Mato Grosso).

“Apresentar um programa que tem 90 anos de história e dialoga diariamente com milhões de pessoas é realmente um desafio, mas me motiva bastante, especialmente por entender que isso é resultado do trabalho que construímos ao longo desses 10 anos aqui na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, fazendo comunicação pública de excelência, de qualidade, tocando o coração das pessoas e também difundindo o nosso trabalho para o Brasil”, declarou Thayana Bruno.

A superintendente da Rádio Assembleia em Cuiabá, Tatiana Medeiros, lembrou que a emissora foi a primeira da Rede Legislativa em uma capital e está completando 10 anos em 2025. “Essa comemoração mostra a importância da emissora mato-grossense no cenário nacional. Ter sido escolhidos entre cinco cidades é um privilégio e mostra que o nosso trabalho tem sido reconhecido nacionalmente”, disse.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT
Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Dr. João (MDB), primeiro-secretário da ALMT, ressaltou a relevância histórica da programação nacional e a qualidade dos trabalhos da Rádio Assembleia, que motivou a seleção da emissora para as gravações comemorativas.

“É um privilégio que não foi destinado a todas as emissoras do país. Sem dúvida, é uma honra para Mato Grosso, para o nosso parlamento e para mim, como deputado estadual, participar desse momento. A Voz do Brasil tem uma história fantástica na vida dos brasileiros. É a rádio que, todos os dias, de segunda a sexta, discute tudo o que acontece no Poder Executivo, Legislativo, no Judiciário e apresenta informações em primeira mão. Em nome do presidente Max Russi, agradecemos e nos sentimos lisonjeados com esse convite”, salientou.

Ex-senador e ex-deputado constituinte, o primeiro vice-presidente da ALMT, deputado Júlio Campos (União), afirmou que A Voz do Brasil “se enraizou na cultura brasileira, alcançando regiões distantes”. “Eu, como deputado federal em 1979, tinha o desejo de falar na rádio e na Voz do Brasil para mostrar o nosso trabalho. Quando fui deputado federal constituinte, em 87 e 88, houve uma tentativa de tirar o programa do ar, porque falavam que era uma propaganda pública do governo, mas nós formamos uma frente ampla para não deixar isso acontecer”, relatou

O secretário-adjunto de Comunicação do Poder Legislativo, José Marques, destacou a importância da comunicação pública para levar informação de qualidade à população, especialmente em tempos defake news. “Nós temos o papel fundamental de levar à sociedade informações sobre os impactos das decisões da Casa na vida das pessoas. A Assembleia desempenha uma função essencial no estado de Mato Grosso e, além disso, busca incentivar a participação dos cidadãos”, disse.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT
Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Padrão de qualidade– Marcelo Larcher, editor-chefe da Rádio Câmara, afirmou que as matérias veiculadas no programa buscam traduzir e explicar o trabalho legislativo de forma acessível, equilibrando informação pública, critérios jornalísticos e tempo limitado de programação.

“Além dos temas que já têm destaque, a gente vai atrás de outros que estão sendo votados e discutidos na Câmara, mas que não ocupam a grande mídia. Também procuramos sempre mostrar todos os lados e opiniões sobre os assuntos que estão em pauta no momento”, frisa.

Clarice Dias relatou sua experiência como ex-editora-chefe do Jornal da Câmara dos Deputados, no período de 2014 a 2021, e pontuou os desafios de fazer a cobertura de temas complexos e garantir a continuidade do programa, após nove décadas.

“É uma disputa com rádios privadas, que têm o direito legítimo de ocupar as 24 horas de programação, mas a informação pública não pode sair do ar. As pessoas querem saber o que estão fazendo os representantes em quem votaram. É por meio da comunicação pública que os parlamentares divulgam seus trabalhos e validam os votos que receberam. Nosso papel é trabalhar com transparência. É um desafio grande, mas essencial”

Compartilhamento– Antes do início da gravação, representantes da Rádio Câmara e da Rádio Assembleia participaram de uma conversa com estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na qual compartilharam aspectos do cotidiano em uma emissora radiofônica e esclareceram dúvidas dos acadêmicos. Em seguida, cinco estudantes foram selecionados para acompanhar a gravação de dentro do estúdio.

Aluna do terceiro semestre do curso, Flora Vasconcelos considerou a oportunidade enriquecedora. “É muito importante essa troca, porque a experiência de quem já atua no mercado complementa o que vivemos na universidade e amplia o que levamos para a nossa formação”, declarou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários