Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Conselho de Meio Ambiente do Amazonas aprova projeto para intensificação do controle ambiental no estado

Projeto “Amazonas Protegido” prevê campanhas educativas, oficinas de sensibilização e fiscalização em municípios prioritários...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
19/09/2025 às 14h35
Conselho de Meio Ambiente do Amazonas aprova projeto para intensificação do controle ambiental no estado
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: José Narbaes/Ipaam

O Conselho Estadual de Meio Ambiente do Amazonas (Cemaam) aprovou, nesta sexta-feira (19/09), durante a 117ª Reunião Ordinária, o projeto “Amazonas Protegido: Controle Ambiental em Ação”, apresentado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A iniciativa será executada em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar, a Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) da Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

O projeto será financiado com recursos do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema-AM). O “Amazonas Protegido” prevê campanhas educativas, oficinas de sensibilização e 40 operações de fiscalização em 20 municípios considerados prioritários para prevenção e combate ao desmatamento ilegal e às queimadas não autorizadas.

Para o diretor-presidente do Ipaam e vice-presidente do Cemaam, Gustavo Picanço, a aprovação marca um avanço no fortalecimento das ações ambientais do Estado. “Estamos celebrando não apenas a aprovação de um projeto, mas um passo concreto na intensificação da fiscalização e da educação ambiental no Amazonas. O apoio do Conselho reforça a importância da integração entre instituições para proteger nossas florestas e garantir um futuro sustentável”, destacou.

Continua após a publicidade
Anúncio

A secretária executiva de Meio Ambiente, Raquel Said, lembrou que a proposta nasceu ainda em 2023, em meio à crise de queimadas que afetou a capital.

“Eu me lembro de 2023, com aquele problema difícil das queimadas e a fumaça que tomou conta de Manaus. Foi aqui, numa das plenárias do Cemaam, que discutimos a possibilidade de o Fema apoiar projetos do Estado para combate às queimadas e ao desmatamento. Desde então, começamos a elaborar essa iniciativa. Muito obrigada ao Conselho pelo apoio desde o início”, destacou.

Ela também ressaltou o papel do colegiado na viabilização da proposta. “Eu lembro bem que o Francimar, naquela reunião, se posicionou favorável ao repasse de recursos do Estado para o comando e controle. Então, parabéns a todos pela atuação”, completou.

Entre as ações previstas estão a produção de 36 conteúdos audiovisuais de educação ambiental, a realização de 20 oficinas presenciais e a intensificação de operações conjuntas de comando e controle, com foco na Região Metropolitana de Manaus e no sul do Estado.

Mais pautas

Além da análise e aprovação do projeto, a reunião também incluiu a apresentação sobre o Cadastro Ambiental Rural e os resultados recentes do programa “Recicla, Galera!”, iniciativa da Sema. O projeto foi criado no Festival de Parintins para incentivar a reciclagem de resíduos e promover educação ambiental, beneficiando os catadores com renda e melhorando a infraestrutura do evento por meio de pontos de entrega e equipamentos.

A ação também promove uma competição de reciclagem entre as torcidas do festival, em que a equipe vencedora recebe o título sustentável e investimentos para sua agremiação, unindo cultura, sustentabilidade e inclusão social.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários