Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Polícia Civil do Amazonas disponibiliza novos canais para recebimento de denúncias

As denúncias podem ser feitas pelo 197, WhatsApp (92) 3667-7575 ou pelo e-mail denuncias@policiacivil.am.gov.br...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
19/09/2025 às 14h19
Polícia Civil do Amazonas disponibiliza novos canais para recebimento de denúncias
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Inteligência de Polícia Judiciária (DIPJ), disponibiliza à população novos canais para o envio de denúncias à Divisão de Controle de Denúncias (Dicode). Agora, a população pode repassar informações de forma anônima pelo número 197, pelo WhatsApp (92) 3667-7575 ou pelo e-mail denuncias@policiacivil.am.gov.br.

A Dicode, vinculada ao DIPJ, é responsável por receber, analisar e encaminhar as denúncias às unidades policiais competentes, garantindo total sigilo e maior agilidade no tratamento das informações. O número 197 é um canal padrão das Polícias Civis em todo o Brasil e representa mais uma forma de comunicação segura, simples e anônima para a população.

Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (19/09), o delegado Denis Pinho, coordenador do DIPJ, destacou que a iniciativa fortalece a aproximação entre a instituição e a sociedade. Segundo ele, a atuação da Dicode assegura o anonimato do denunciante, incentiva a participação popular, prioriza as denúncias mais sensíveis e permite o registro sistematizado das informações, possibilitando uma análise estatística mais eficiente.

Continua após a publicidade
Anúncio

“A partir de hoje, o 197 estará disponível como canal gratuito para denúncias. Também contamos com outros dois meios de contato que funcionarão 24 horas por dia: o WhatsApp (92) 3667-7575 e o e-mail denuncias@policiacivil.am.gov.br. Neste primeiro momento, o 197 contará com atendentes responsáveis por coletar e repassar as informações. Em uma fase posterior, o serviço também passará a operar de forma ininterrupta”, detalhou o delegado.

O delegado ressaltou, ainda, que todas as denúncias recebidas serão tratadas de maneira sigilosa, responsável e segura, garantindo a proteção do denunciante. As informações repassadas são fundamentais para o combate a organizações criminosas, ao tráfico de drogas e a crimes contra crianças, adolescentes e mulheres.

Durante a fase de testes, a PC-AM recebeu uma denúncia sobre uma ameaça de ataque a uma escola, o que possibilitou uma ação rápida, impedindo que o crime fosse concretizado. Também foram registradas denúncias que resultaram em prisões, entre elas a de um homem, de 35 anos, preso pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), apontado como autor do homicídio de um venezuelano no bairro Coroado, em fevereiro deste ano.

Outro caso foi uma prisão por extorsão, realizada pelo 15º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Nesse período, já foram elaborados 21 relatórios de inteligência, que subsidiaram investigações tanto no Amazonas quanto em outros estados, como o Pará, além de servir de apoio à Polícia Federal.

Além dos números de contato, a população também pode registrar denúncias pela aba “Denuncie Aqui”, disponível no site oficial da Polícia Civil do Amazonas: www.policiacivil.am.gov.br .

Por fim, o delegado esclareceu que o 181, número da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), continuará funcionando normalmente. O 197 surge como serviço adicional, ampliando as opções para que a população colabore com a polícia e, assim, fortaleça a integração entre a instituição e a sociedade.

“Com os novos canais, a expectativa da Polícia Civil é ampliar o número de denúncias recebidas em todo o estado, especialmente por meio do aplicativo de mensagens, que facilita o envio de fotos, vídeos e documentos”, concluiu Denis Pinho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários