O policial civil do Acre Iury Saboia, integrante da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core/AC), concluiu com êxito o 2º Breacher Blaster, curso técnico de alto nível realizado entre 25 de agosto e 18 de setembro, em Goiânia (GO).
O treinamento é voltado à capacitação de operadores em técnicas de arrombamento e entrada controlada (breaching), com o emprego de recursos explosivos, mecânicos e balísticos, o que prepara policiais para situações críticas, como resgates de reféns, combate em ambientes confinados e enfrentamento de organizações criminosas fortemente armadas. Com o curso, Iury tornou-se o primeiro policial civil do Acre certificado como explosivista.
Durante quase um mês de instrução intensiva, os participantes vivenciaram treinamentos de alto risco e complexidade, com emprego de explosivos de ruptura para entrada tática em edificações, aplicação de fogo real em cenários simulados de combate, técnicas avançadas de arrombamento mecânico e balístico e coordenação de forças em operações de crise.
O curso reuniu representantes de 19 unidades nacionais de operações especiais e contou com a participação de forças internacionais parceiras, o SEK Sudbayern, da Alemanha, e o IE Scorpion, da Suíça.
Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, a conquista é histórica para a instituição: “É um orgulho para a Polícia Civil do Acre ter o primeiro policial certificado como explosivista. Esse resultado é fruto do esforço individual do policial Iury e do investimento constante da instituição em qualificação. A capacitação em técnicas tão específicas e avançadas fortalece a Core/AC e amplia nossa capacidade de atuação em situações críticas, protegendo vidas e garantindo maior eficiência no combate ao crime organizado”.
The post Policial civil do Acre conclui curso de alto nível em técnicas de arrombamento tático e se torna o primeiro explosivista da instituição appeared first on Noticias do Acre .