Como parte do projetoRondônia Recicla, criado pelo governo de Rondônia, com o objetivo de promover a inclusão social, garantir a segurança no trabalho e aumentar a produtividade dos catadores de materiais recicláveis, a Secretaria de Estado da Mulher, da Família da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), entregou nesta sexta-feira (19), mais uma remessa de kits de equipamentos de proteção individual (EPIs), desta vez para 11 trabalhadores que atuam na coleta seletiva em Itapuã do Oeste, a 113 quilômetros de Porto Velho. A entrega ocorreu na sede da Cooperativa de Materiais Recicláveis (Cata+).
Esta foi a quinta entrega de EPIs realizada pela Seas. A primeira ocorreu em Ji-Paraná, durante a Rondônia Rural Show Internacional, no mês de maio; a segunda em Porto Velho, no mês de agosto; a terceira em Rolim de Moura, no mesmo mês; e a quarta, também em agosto, em Nova Brasilândia d’Oeste. Ao todo já foram contemplados 110 catadores com os equipamentos de proteção. A estimativa do governo estadual é entregar cerca de 2 mil, com investimento de R$ 775.180 na aquisição dos kits.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além de ser uma das medidas de proteção para os catadores, o projeto com a distribuição de EPIs, também serve como incentivo para os municípios avançarem com a implantação da coleta seletiva. “Com o apoio dos municípios, com certeza teremos um destino melhor para os resíduos sólidos, com uma gestão eficiente, que refletirá na proteção ambiental e melhoria da qualidade de vida, nos aspectos social, ambiental e econômico, transformando em artigo de luxo o que seria destacado como lixo”, pontuou.
Ao destacar a importância desses equipamentos para melhor segurança e proteção da saúde dos profissionais da coleta seletiva, a secretária da Seas, Luana Rocha, reforçou que está aberto, até o próximo dia 30, o edital de convocação para cadastro desses trabalhadores, visando à entrega de equipamentos de proteção em todo o estado .“A entrega desses equipamentos foi uma decisão tomada pelo governo estadual, após diagnóstico técnico-operacional realizado pela equipe técnica da Seas mostrar que a maioria dos catadores atuava sem qualquer proteção, colocando em risco sua saúde e de seus familiares”, disse.
RONDÔNIA RECICLA
O público-alvo do projeto Rondônia Recicla , são pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) como catadoras de materiais recicláveis no estado de Rondônia, que comprovem atuação contínua na atividade, de forma autônoma ou registradas em associações e cooperativas formalmente constituídas.
COMPOSIÇÃO DO KIT
Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Thaíssa Brandão
Secom - Governo de Rondônia