Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Formação em Linguística e Antropologia fortalece Educação Escolar Indígena em Rondônia

Ogoverno de Rondônia promove de 16 a 22 de setembro, em Presidente Médici, a 1ª Formação Continuada em Linguística e Antropologia para professores...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
19/09/2025 às 10h15
Formação em Linguística e Antropologia fortalece Educação Escolar Indígena em Rondônia
A iniciativa busca oferecer ferramentas para ressignificação das práticas de ensino, fortalecendo a cultura e a identidade indígena dentro das salas de aula

Ogoverno de Rondônia promove de 16 a 22 de setembro, em Presidente Médici, a 1ª Formação Continuada em Linguística e Antropologia para professores das escolas indígenas aldeadas de Rondônia. O encontro conta com a participação de especialistas renomados das áreas de Linguística e Antropologia, vindos de diferentes estados do país, que irão trabalhar conceitos fundamentais como diversidade linguística, classificação das línguas indígenas, etnologia, mitos, rituais e metodologias de pesquisa aplicadas à prática pedagógica. A iniciativa busca oferecer ferramentas para ressignificação das práticas de ensino, fortalecendo a cultura e a identidade indígena dentro das salas de aula.

A ação é conduzida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Diretoria-Geral de Educação (DGE), Coordenadoria de Modalidades e Diversidades da Educação (CMDE) e da Gerência de Educação Escolar Indígena, Quilombola e Campo (GEEIQC), em parceria com as Superintendências Regionais de Educação.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a formação promove a valorização da diversidade cultural no estado. “Estamos investindo em políticas educacionais que respeitam a identidade dos povos indígenas, assegurando uma educação individualizada, inclusiva e eficiente”, ressaltou.

Atualmente, Rondônia atende cerca de 4.700 estudantes indígenas
Atualmente, Rondônia atende cerca de 4.700 estudantes indígenas

A secretária de estado da educação, Albaniza Oliveira, enfatizou que a iniciativa é resultado de um trabalho articulado entre Seduc, Superintendências Regionais e especialistas convidados. “A formação continuada garante que nossos professores indígenas e não indígenas tenham acesso a conteúdos atualizados e específicos, possibilitando práticas pedagógicas que respeitem o bilinguismo e a interculturalidade.”

DIVERSIDADE CULTURAL

Continua após a publicidade
Anúncio

Atualmente, Rondônia atende cerca de 4.700 estudantes indígenas matriculados em 104 escolas localizadas em aldeias, contando com aproximadamente 420 professores, entre indígenas e não indígenas. As ações são planejadas no Plano Plurianual (PPA) e desenvolvidas em conjunto com 14 superintendências regionais, garantindo atendimento educacional em conformidade com a legislação vigente, como a Lei nº 9.394/96 (LDB) .

Fonte
Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Julio André
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários