Tramitou na sessão ordinária desta semana a Indicação 1007/25 que sugere ao Poder Executivo Municipal a realização de curso de capacitação voltado às estagiárias e cuidadores de crianças com deficiência nas unidades de ensino da rede pública
De autoria da vereadora Jane Delalibera (PL), a matéria aponta que a medida visa assegurar que esses profissionais estejam preparados para lidar com as especificidades de cada estudante, garantindo não apenas apoio pedagógico, mas também condições de inclusão, acessibilidade e respeito à diversidade.
Conforme a parlamentar, a presença de crianças com deficiência nas escolas exige estratégias diferenciadas de acompanhamento, que vão desde o apoio em atividades pedagógicas até cuidados básicos de mobilidade, alimentação e socialização. “Sem a devida capacitação, estagiárias e cuidadores podem enfrentar dificuldades em suas funções, o que compromete tanto o desenvolvimento educacional do aluno quanto a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a oferta de cursos de formação continuada é fundamental para assegurar práticas pedagógicas inclusivas e alinhadas às necessidades dos estudantes”, argumenta.
A propositura – subscrita pelos demais vereadores – cita ainda que essa capacitação também se traduz em valorização dos profissionais que, diariamente, estão em contato direto com os alunos.
A indicação será encaminhada para a Secretaria Municipal de Educação.