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Escolas estaduais de Cruzeiro do Sul desenvolvem projetos de inclusão no Setembro Verde

As escolas da rede estadual de Cruzeiro do Sul realizam, durante o mês de setembro, projetos voltados à conscientização sobre a inclusão de pessoas...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
18/09/2025 às 15h49
Escolas estaduais de Cruzeiro do Sul desenvolvem projetos de inclusão no Setembro Verde
Foto: Reprodução/Secom Acre

As escolas da rede estadual de Cruzeiro do Sul realizam, durante o mês de setembro, projetos voltados à conscientização sobre a inclusão de pessoas com deficiência. As atividades integram a programação do Setembro Verde, que tem o dia 21 como marco do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

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Ao menos dez escolas já desenvolveram ações de sensibilização, entre elas a Dom Henrique Ruth e a Madre Adelgundes Becker, que mobilizaram toda a comunidade escolar.

Estudantes da Escola Dom Henrique Ruth participam de atividades que simulam vivências de pessoas com deficiência. Foto: Glédisson Albano/SEE.
Estudantes da Escola Dom Henrique Ruth participam de atividades que simulam vivências de pessoas com deficiência. Foto: Glédisson Albano/SEE.

Na Escola Dom Henrique Ruth, estudantes participaram de atividades que simulam vivências de pessoas com deficiência, como uso de materiais em braile, objetos táteis e práticas esportivas adaptadas.

“Essas experiências ajudam a gente a entender a importância de incluir nossos colegas atípicos. Uma diferença não significa inferioridade, e esse projeto mostra que todos têm potencial para alcançar seus objetivos”, destacou a aluna Joquebed Lima dos Santos.

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Comunidade escolar se mobiliza em Cruzeiro do Sul durante programação do Setembro Verde. Foto: Glédisson Albano/SEE.
Comunidade escolar se mobiliza em Cruzeiro do Sul durante programação do Setembro Verde. Foto: Glédisson Albano/SEE.

De acordo com a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Caroline Vieira, a proposta é sensibilizar a comunidade escolar por meio da prática. “Preparamos espaços e jogos que mostram como é o dia a dia de pessoas com deficiência. Os alunos passam a compreender melhor e levam esse aprendizado para fora da escola, tornando-se multiplicadores da inclusão”, afirmou.

A gestora da escola, Raíssa Neri, ressaltou que o envolvimento dos alunos é fundamental. “Eles são protagonistas, planejaram as atividades e apresentaram à comunidade. É um tema que ultrapassa os muros da escola e contribui para formar cidadãos mais empáticos”, salientou.

Projetos reforçam a importância da inclusão e conscientização de alunos sobre o respeito às diferenças. Foto: Glédisson Albano/SEE.
Projetos reforçam a importância da inclusão e conscientização de alunos sobre o respeito às diferenças. Foto: Glédisson Albano/SEE.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão (Napi) da Secretaria de Estado de Educação, Francinete Matias de Abreu, a mobilização nas escolas reforça o compromisso com a inclusão. “Propusemos projetos de sensibilização e encontramos iniciativas grandiosas. Já recebemos registros de atividades em dez escolas, e o número deve aumentar, porque a programação segue até amanhã”, explicou.

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