Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Sesacre e parceiros capacitam agentes de saúde para reforçar combate ao Aedes aegypti

Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto Sapien, realizou nesta quinta-feira, 18, no auditório ...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
18/09/2025 às 15h49
Sesacre e parceiros capacitam agentes de saúde para reforçar combate ao Aedes aegypti
Foto: Reprodução/Secom Acre

Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto Sapien, realizou nesta quinta-feira, 18, no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a formação de Agentes de Saúde do projeto Todos Contra o Aedes aegypti. A ação integra uma ampla mobilização estadual para prevenção e combate às arboviroses, como dengue, Zika e chikungunya, especialmente diante da proximidade do período de chuvas.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O encontro reuniu profissionais de saúde, representantes de instituições parceiras e autoridades, em um esforço coletivo para fortalecer políticas públicas, educação em saúde e mobilização comunitária.

“Este é um momento único, que reúne o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde e o instituto parceiro em uma mesma perspectiva: educar e capacitar os agentes de saúde no combate às arboviroses. Ao serem qualificados, esses profissionais se tornam multiplicadores, levando conhecimento à população sobre como prevenir o avanço das doenças, especialmente com a chegada do período de chuvas”, destacou Celene Maia, diretora de Redes e Gerenciamento das Unidades.

Encontro reuniu profissionais de saúde, representantes de instituições parceiras e autoridades. Foto: Tiago Araújo/Sesacre
Encontro reuniu profissionais de saúde, representantes de instituições parceiras e autoridades. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A capacitação ofereceu ferramentas teóricas e práticas para que os agentes possam atuar de forma mais eficaz no dia a dia. Para os profissionais, a oportunidade representa um avanço no trabalho de base junto à população.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Essa capacitação é fundamental para nós, porque já trabalhamos levando informações aos usuários. Quando recebemos novos conhecimentos, conseguimos orientar melhor os cidadãos e controlar a situação com mais eficiência. Isso fortalece a educação em saúde, aumenta a conscientização da população, reduz a proliferação do mosquito e, consequentemente, diminui os casos e as filas nas unidades básicas. Assim, todo o sistema ganha: a população e o SUS”, afirmou a participante Elisângela Santos.

Além da formação de agentes de saúde, o projeto Todos Contra o Aedes aegypti vem promovendo uma série de ações integradas desde maio, quando foi iniciado com professores e estudantes do 3º e 4º ano do ensino fundamental.

Ação integra uma ampla mobilização estadual para prevenção e combate às arboviroses. Foto: Tiago Araújo/Sesacre
Ação integra uma ampla mobilização estadual para prevenção e combate às arboviroses. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

“O projeto Todos Contra o Aedes aegypti é uma grande campanha de educação em saúde. Iniciamos com a formação de professores e a distribuição de material didático aos alunos, que hoje já desenvolvem atividades em sala de aula. Agora, em setembro, convidamos toda a população do Acre para um mês de combate ao mosquito, envolvendo também agentes comunitários de saúde e de endemias. No dia 19, realizaremos uma grande ação nas ruas, com escolas mobilizadas, crianças participando de vistorias nas casas e comunidades e a população colocando em prática os cuidados necessários para eliminar os criadouros”, explicou Danielle Freitas, coordenadora do projeto.

A mobilização também inclui iniciativas de incentivo à criatividade e ao engajamento escolar. “O projeto une educação e prática. Além das ações comunitárias, também realizamos um concurso cultural que vai premiar professores, alunos e escolas mais engajados. A premiação, em novembro, dará visibilidade aos melhores projetos do estado e dos municípios, fortalecendo a conscientização e a mobilização coletiva no combate ao vetor”, acrescentou a coordenadora.

Representando a Divisão de Vigilância Ambiental, Eliane Costa destacou a importância da integração entre instituições e da preparação dos agentes de endemias. “Essa formação é de grande relevância para que todos desenvolvam sensibilidade e consciência sobre a importância do enfrentamento do Aedes aegypti e dos agravos relacionados às arboviroses. Estamos entrando em um período sazonal em que a tendência é o aumento de casos, e é fundamental que tanto a equipe técnica quanto a comunidade estejam engajadas na prevenção e no combate a essas doenças”, concluiu.

The post Sesacre e parceiros capacitam agentes de saúde para reforçar combate ao Aedes aegypti appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários