Estudantes de escolas localizadas em ramais de difícil acesso da região da Estrada Transacreana, em Rio Branco, participaram de um aulão especial do Pré-Enem Legal nesta quinta-feira, 18. A atividade foi promovida pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio dos departamentos de Educação do Campo e Ensino Médio, em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac), que cedeu o auditório do campus Baixada do Sol para a realização do evento.
A ação atendeu jovens das escolas Bom Jesus, 25 de Julho e Manoel Tiago Lindoso. A determinação dos alunos foi um dos destaques.
A iniciativa mostrou que o esforço coletivo pode romper barreiras. A expectativa da SEE é de que novos aulões sejam realizados, beneficiando ainda mais estudantes da zona rural acreana.
A parceria também possibilitou a participação de alunos do Ifac, fortalecendo a integração. O chefe da Divisão do Pré-Enem Legal, professor Humberto Miranda, destacou a importância da ação.
“O trabalho com os estudantes do campo era uma demanda antiga. O Ifac foi um parceiro fundamental, cedendo o espaço para acolher várias escolas ao mesmo tempo”, afirmou. Segundo ele, a ideia é expandir a iniciativa: “Sempre que formos convidados, estamos à disposição para ir aonde for preciso. Geralmente conseguimos atender escolas mais próximas, mas com a iniciativa da professora Maria Clara conseguimos reunir alunos de áreas mais distantes”.
A chefe do Departamento de Educação do Campo da SEE, professora Maria Clara Siqueira, reforçou o impacto da ação.
“Essa parceria com o Ensino Médio e o Pré-Enem é uma oportunidade única para os nossos alunos. Muitos já estão inscritos no Enem e precisam desse reforço para fortalecer a autoestima e ampliar seus conhecimentos. Quando surgiu a possibilidade, abraçamos com entusiasmo, porque sabemos o quanto isso significa para eles”.
O entusiasmo também foi refletido entre os estudantes. Jiovana Lima, da Escola 25 de Julho, contou que a experiência trouxe motivação: “Achei incrível, dá mais confiança para fazer a prova”.
Já Wesley Pantoja da Silva, da Escola Bom Jesus, destacou a importância do conteúdo complementar: “Aprendemos muitas coisas e agora já temos uma base melhor”
The post Aulão do Pré-Enem supera barreiras e atende estudantes da zona rural no Acre appeared first on Noticias do Acre .