Ogoverno de Rondônia, por meio da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero), torna pública a chamada doProcesso de Seleção Simplificada de Bolsistas – Chamada CAFIX AGEVISA-RO FAPERO nº 07/2025 .O edital está disponível , que segue com inscrições abertas até 30 de novembro. As bolsas, concedidas por meio de processo público seletivo simplificado, são destinadas a proponentes que desempenhem atividades de caráter técnico-científico nas áreas relacionadas ao desenvolvimento da Vigilância em Saúde em Rondônia, abrangendo ensino, pesquisa e extensão correlatas.
A partir da iniciativa, os pesquisadores terão a oportunidade de contribuir, por meio de seus trabalhos, para o desenvolvimento de soluções que fortaleçam a prevenção, o monitoramento e o enfrentamento de problemas de saúde pública que impactam diretamente a população rondoniense.O valor das bolsas variam entre R$ 3 mil e R$ 4.200 mil. No total são quatro bolsas divididas em duas áreas.
O Programa de Capacitação, Qualificação, Desenvolvimento e Fixação de Recursos Humanos em Ciência e Tecnologia voltada à Vigilância em Saúde de Rondônia, por meio do Programa de Bolsas para Capacitação e Fixação de Recursos Humanos em Ciência e Tecnologia (Cafix/Agevisa), destina-se ao apoio e concessão de bolsas para contratação e capacitação de recursos humanos emCiência, Tecnologia e Inovação (CT&I), visando o desenvolvimento científico e tecnológico.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativafomenta a formação de especialistas para resposta a emergências de saúde pública, além de estimular a integração entre Ciência, Tecnologia e Inovação e as ações de Vigilância em Saúde.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
A presente chamada visa contribuir para o fortalecimento daVigilância em Saúde no Estado de Rondônia, por meio da capacitação técnica de recursos humanos em atividades de monitoramento epidemiológico, detecção precoce de doenças e prevenção de agravos. O edital busca ainda ampliar a qualificação continuada de trabalhadores da área, com foco em vacinação, controle de doenças crônicas e detecção precoce de doenças e prevenção de agravos.
A iniciativa também pretende apoiar projetos voltados à promoção do bem-estar da população e ao controle de doenças zoonóticas, de transmissão vetorial, epizootias, pragas sinatrópicas e acidentes por animais peçonhentos.
O edital apresenta todos os detalhes sobre critérios de elegibilidade e orientações para submissão das propostas. O cronograma completo da chamada também está descrito no documento.
Fonte
Texto: Victória Angelo Bacon
Fotos: Jose Gadelha e Arquivo Fapero
Secom - Governo de Rondônia