Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Prefeitura reforça chamamento para o programa Família Acolhedora em Porto Velho

Serviço permite que famílias acolham, de forma temporária, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
18/09/2025 às 08h51
Prefeitura reforça chamamento para o programa Família Acolhedora em Porto Velho
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), reforça o chamamento para que novas famílias se cadastrem no serviço Família Acolhedora. A iniciativa tem como objetivo oferecer um lar temporário para crianças e adolescentes que, por decisão judicial, foram afastados de suas famílias de origem.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O serviço foi instituído em 2017 no município e, desde então, vem sendo ampliado e fortalecido. Diferente do acolhimento em abrigos institucionais, o Família Acolhedora proporciona às crianças e adolescentes a experiência de viver em uma residência, cercados por afeto, cuidados e convivência familiar.

CADASTRO

O processo é conduzido pela equipe técnica da Semias e garante toda a orientação necessária para que a família se sinta segura durante cada etapa.

Continua após a publicidade
Anúncio

Veja o passo a passo de como participar:

Todo o processo é acompanhado por psicólogos e assistentes sociais
Todo o processo é acompanhado por psicólogos e assistentes sociais
Inscrição –A família interessada deve procurar a Semias, localizada na av. Pinheiro Machado, 1718, bairro São Cristóvão, ou entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (69) 98473-6021.

Entrevistas e visitas domiciliares –Técnicos realizam avaliação inicial para conhecer o perfil da família.

Capacitação obrigatória –A família participa de encontros presenciais, com módulos sobre direitos da criança, desenvolvimento infantil, aspectos sociais e psicológicos do acolhimento.

Entrega de documentos –Etapa para apresentação da documentação necessária.

Avaliação final –Após análise, a família é habilitada para receber crianças e adolescentes quando houver demanda judicial.

Todo o processo é acompanhado por psicólogos e assistentes sociais, que prestam apoio constante à família e à criança ou adolescente acolhido.

“É importante que mais pessoas conheçam a Família Acolhedora. Cada capacitação prepara os interessados para compreender a responsabilidade e a importância do acolhimento. O processo é temporário, mas os vínculos criados deixam marcas de amor que duram para sempre”, destacou Poliana.

A diretora ressalta ainda que o serviço não tem como objetivo a adoção. O trabalho é realizado em parceria com o Judiciário, Ministério Público, Conselhos Tutelares e instituições de ensino e saúde, fortalecendo a rede de apoio às famílias e às crianças.

GESTO QUE FAZ À DIFERENÇA

O acolhimento é temporário, mas o impacto na vida das crianças e adolescentes é duradouro. A experiência de ser recebido em um lar seguro e afetuoso ajuda a ressignificar histórias e devolver a esperança de um futuro melhor.

A Semias convida famílias de Porto Velho a conhecerem o programa e, quem sabe, se tornarem parte desta rede de solidariedade. A sede da Semias fica localizada na Avenida Pinheiro Machado, N° 1718, bairro São Cristóvão, centro de Porto Velho.

Contato: (69) 9 8473-6021 (telefone/Whatsapp)

Texto:Jhon Silva
Fotos:José Carlos/ Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários