Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

O parlamentar exibiu vídeos que mostram balsas sendo explodidas, garimpeiros em desespero e o impacto ambiental da ação, como o derramamento de óle...

Redação
Por: Redação Fonte: ALE-RO
17/09/2025 às 11h31
Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia
Operação do governo federal que resultou na destruição de balsas de garimpo no Rio Madeira (Foto: Polícia Federal)

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Alex Redano (Republicanos), manifestou repúdio à operação do governo federal que resultou na destruição de balsas de garimpo no Rio Madeira, no estado do Amazonas, ocorrida na manhã da segunda-feira (15).

 “Temos a informação de que esses garimpeiros têm a Permissão de Lavra Garimpeira (PLG) e ações em curso na Justiça, e mesmo assim tiveram seus bens destruídos. É um ataque direto à dignidade de centenas de pais de família”, afirmou o presidente.

Foto: Reprodução/ALE-RO
Foto: Reprodução/ALE-RO
Deputado Alex Redano (Republicanos) (Foto: Rafael Oliveira | Secom ALE/RO)

Preocupado com a possibilidade de operações semelhantes ocorrerem em Rondônia, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia anunciou a convocação de uma audiência pública com a participação de autoridades, representantes de cooperativas e garimpeiros para debater o tema. O objetivo, segundo ele, é garantir segurança jurídica e encontrar soluções que permitam a regularização da atividade no estado. “É preciso regularizar a atividade garimpeira em Rondônia e garantir que quem trabalha com honestidade tenha o direito de produzir e sustentar sua família”, destacou.

De acordo com informações oficiais, até o meio-dia desta segunda-feira (15), já haviam sido destruídas 71 balsas com dragas no Rio Madeira. A Defensoria Pública da União chegou a entrar com pedido para suspender as explosões, alegando riscos ambientais e sociais, mas o pleito foi negado pela Justiça.

A convocação da audiência pública deve ocorrer nos próximos dias e contará com a presença de órgãos ambientais, representantes do setor mineral e lideranças políticas.


Texto: Mateus Andrade | Jornalista
 

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários