O Governo do Amazonas, em parceria com a Associação Comercial do Amazonas (ACA), abriu o Sistema Paredão para que empresas da capital integrem suas câmeras de segurança à base da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O sistema utiliza reconhecimento facial e veicular para reforçar a vigilância. Os interessados podem buscar a adesão junto às empresas homologadas pela ACA, cujos nomes constam no site da SSP-AM.
O presidente da ACA, Bruno Loureiro, explica que a iniciativa é uma parceria público-privada e o custo para o empresário envolve apenas a aquisição do equipamento, como valor instalação de fibra ótica e uma taxa de manutenção das câmeras. Os valores a serem pagos pela adesão, conforme Bruno, são gerados pelas empresas. Ao todo uma empresa está homologada para realizar os procedimentos, e outras três em processo de homologação.
FOTO: Arthur Castro/Secom
“Nós temos empresas homologadas, que já passaram por treinamentos e reuniões com fabricantes de equipamentos e empresas de software. Há toda uma homologação para que o empresário possa instalar o equipamento em seu comércio, aumentando a sensação de segurança tanto para a loja quanto para o cliente”, explicou o presidente da ACA.
O setor empresarial pode integrar equipamentos homologados, compatíveis com a tecnologia inteligente do Paredão, ou câmeras comuns, que funcionam como apoio visual. A contratação, aquisição e manutenção dos equipamentos ficam a cargo dos parceiros, sem custos para o Estado. O cadastro é feito pelas empresas credenciadas que vão prestar serviço para quem vai aderir ao serviço.
FOTO: Arthur Castro/Secom
“Nós vamos elencar as empresas de segurança eletrônica homologadas a instalar câmeras de reconhecimento facial e câmeras de leitura de placa nos comércios. Eles conseguiram chegar a um preço muito acessível a todos e isso vai ser fundamental, porque vai ampliar a nossa rede e a proteção da sociedade”, explicou o secretário de Estado de Segurança Pública, Vinicius Almeida.
Monitoramento inteligente
Parte do monitoramento será realizada por meio de torres fixas de videomonitoramento, já implantadas em vários pontos de Manaus, entre elas, na área Central, totalizando até o momento 254 câmeras em 172 torres, de um total de 650. As câmeras estão integradas ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), permitindo que, ao identificar um rosto, o sistema realize automaticamente o cruzamento com ordens judiciais em aberto.
As identificações são feitas a partir das imagens captadas, com apoio de dados do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), responsável pela emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), e informações do Detran-AM.