Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Sistema Paredão, do Governo do Amazonas, traz resultados positivos para o comércio de Manaus, apontam entidades do setor

De janeiro a agosto deste ano, o Amazonas teve resultados expressivos na Segurança Pública, com reduções em crimes violentos e contra o patrimônio...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
16/09/2025 às 16h42
Sistema Paredão, do Governo do Amazonas, traz resultados positivos para o comércio de Manaus, apontam entidades do setor
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Arthur Castro/ Secom

Continua após a publicidade
Anúncio
Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Os investimentos do Governo do Amazonas em tecnologia no Sistema Paredão têm refletido positivamente no comércio na capital amazonense. É o que apontam entidades representativas do setor. Implantado em 2021, o Paredão conta com mais de 650 câmeras instaladas em locais estratégicos, além de 400 câmeras em viaturas para leitura de placas de veículos e 254 câmeras de reconhecimento facial distribuídas em 172 totens, resultando não apenas na redução de roubos de veículos, mas também de outros crimes de violência e contra o patrimônio. Nesta terça-feira (16/09), o governador Wilson Lima apresentou um balanço do sistema, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

“O paredão começou com placa de carro, depois entrou uma IA, com reconhecimento facial, o número de câmeras que tem na cidade. Isso dá uma segurança muito grande, cada vez mais câmeras, maior tecnologia, algo que realmente precisava, porque sem tecnologia a segurança pública não ia acontecer”, destacou o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL/Manaus), Ralph Assayag.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Arthur Castro/ Secom

Continua após a publicidade
Anúncio

O vice-presidente do Sindicato das Empresas de Segurança no Amazonas, André Melo, considera o sistema videomonitoramento fundamental, já que permite que estabelecimentos comerciais, supermercados, shoppings, restaurantes e empresas de transporte coletivo da capital possam integrar suas câmeras ao Paredão.

“Finalmente, a tecnologia está pronta, está preparada para quem tem um supermercado, uma drogaria, um comércio de uma forma geral, possa integrar suas câmeras com o setor privado, que antes não era possível. Então, com certeza, principalmente na questão do pronto atendimento, a tendência é melhorar demais a segurança de uma forma geral no Amazonas”, enfatizou.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Arthur Castro/ Secom

Continua após a publicidade
Anúncio

Somente em 2025, o sistema auxiliou na recuperação de mais de 500 veículos dos 1.013 recuperados no ano. Desde julho, com a instalação de câmeras em novas viaturas, já foram 30 veículos recuperados em abordagens imediatas.

Em 14 anos, o roubo de veículos caiu 85% no Estado. Somente nos últimos cinco anos, os registros caíram de 1.394 veículos roubados em 2021 para 431 em 2025, uma redução de 69%. O recurso de reconhecimento facial também já identificou 35 pessoas com mandados de prisão, que foram presas a partir da tecnologia instalada nos totens.

Redução de outros crimes

Além disso, o sistema tem refletido na queda de diversos crimes. Entre janeiro e agosto de 2025, os homicídios no Amazonas caíram 28,9%, passando de 694 casos em 2024 para 493 neste ano. O latrocínio também apresentou redução de 42,8%, caindo de 14 para 8 ocorrências.

No mesmo período, o roubo de celulares registrou queda de 25%, passando de 15.371 casos em 2024 para 11.465 em 2025. Já o roubo de veículos diminuiu 30,7% (de 622 para 431 registros), enquanto os furtos de veículos caíram 7,4% (de 1.193 para 1.161 registros). Outro dado de destaque foi o roubo a transporte coletivo, que caiu 59% no Estado (de 657 para 272 casos). O roubo a rotas praticamente desapareceu, caindo de 200 ocorrências em 2024 para apenas 1 em 2025.

Na produtividade policial, o número de armas de fogo apreendidas cresceu 20%, passando de 1.060 para 1.274 unidades. Também houve aumento de 16% no cumprimento de mandados de prisão, que subiram de 2.389 em 2024 para 2.780 neste ano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários