Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Policlínica Oswaldo Cruz passa a oferecer consultas por Telemedicina, em Porto Velho

Com o intuito de ampliar o acesso aos atendimentos médicos especializados em Porto Velho, o governo de Rondônia implanta o projeto Telemedicina na ...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
16/09/2025 às 16h12
Policlínica Oswaldo Cruz passa a oferecer consultas por Telemedicina, em Porto Velho
O atendimento será regulado pelo SUS, seguindo critérios técnicos que priorizam a redução do tempo de espera e garantindo equidade e cobertura para todos os municípios de Rondônia

Com o intuito de ampliar o acesso aos atendimentos médicos especializados em Porto Velho, o governo de Rondônia implanta o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC), em Porto Velho, para ampliar consultas a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) para acesso a especialistas, utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs).

Ainda em fase piloto, o projeto, de iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), oferece consultas nas especialidades de Cardiologia e Nefrologia, com previsão de ampliação para outras áreas conforme o amadurecimento da iniciativa. O atendimento será regulado pelo SUS, seguindo critérios técnicos que priorizam a redução do tempo de espera e garantindo equidade e cobertura para todos os municípios de Rondônia.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a modernização da saúde e o acesso igualitário à saúde é fundamental. “Estamos agregando alternativas modernas que levam qualidade no atendimento, e que colaboram para a redução da espera por consultas de alta complexidade com os especialistas”, ressaltou.

CONSULTA

Para ser regulado na rede de saúde do estado, o paciente deve inicialmente procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) e agendar uma consulta de atendimento médico. A partir da avaliação clínica, o profissional poderá encaminhar o usuário para o especialista.

Continua após a publicidade
Anúncio
Pacientes do SUS terão consultas especializadas por telemedicina com acompanhamento local na UBS
Pacientes do SUS terão consultas especializadas por telemedicina com acompanhamento local na UBS

De acordo com a diretora-geral da POC, Geane Lopes, os atendimentos ocorrerão em dias e horários previamente definidos nas agendas de regulação. “No dia da consulta, o paciente será acompanhado por um médico local, enquanto o especialista, conectado remotamente, realizará a avaliação, poderá solicitar exames e orientar tratamentos”, explicou.

Nesse processo, o paciente inserido na rede SUS será acompanhado por telemedicina da mesma forma que em um atendimento presencial.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou que este é um investimento no fortalecimento da rede assistencial. “O projeto aproxima os pacientes dos serviços especializados e contribui para um sistema de saúde mais ágil e integrado em todo o estado.”

Fonte
Texto: Camila Lima
Fotos: Pablo Belo
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários