Participando do diálogo sobre empregabilidade, na manhã desta terça-feira, 16, o governador Gladson Camelí participou da abertura da etapa estadual da 2ª Conferência Nacional do Trabalho, realizada em Rio Branco, em um encontro que reuniu representantes do governo, empregadores e trabalhadores.
O evento contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e teve como foco o debate de políticas públicas para geração de emprego e promoção do trabalho decente frente às transformações do mercado de trabalho.
Durante a conferência, o ministro anunciou o repasse de aproximadamente R$ 1 milhão para o fortalecimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que atende cerca de 40 mil pessoas por ano no Acre. Segundo Marinho, a iniciativa reforça uma parceria histórica e busca ampliar a oferta de serviços de intermediação de mão de obra e qualificação profissional no estado.
“Vivemos um momento de grande ansiedade em torno do mundo do trabalho. Ao mesmo tempo em que alcançamos a menor taxa de desemprego da história, ainda convivemos com desigualdades profundas e com desafios de inclusão. Precisamos acolher quem não se enquadra nos modelos tradicionais de emprego e virar páginas que envergonham o país, como o trabalho infantil”, destacou o ministro.
O governador Gladson Camelí agradeceu os investimentos e destacou a importância do pleno funcionamento do Sine atendendo os cidadãos em harmonia com a contrapartida do governo estadual.
“O trabalho é a base da produção e da prosperidade de qualquer sociedade. Aqui no Acre, nosso governo tem se empenhado em aumentar os postos de trabalho, seja por meio da contratação de servidores, de obras de infraestrutura ou do apoio ao empresariado local. Somente nos últimos cinco anos, quase 54 mil trabalhadores foram contratados pela iniciativa privada e mais de 4 mil ingressaram no serviço público por concurso”, afirmou Camelí .
O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanípal Mesquita, também ressaltou o momento de expansão econômica do Acre, com destaque para o crescimento da produção de milho e café, além do fortalecimento da pecuária e da integração internacional com o Peru. “Esse dinamismo garante renda, gera prosperidade e impõe novos desafios, como a proteção do capital humano e a necessidade de aprimorar marcos regulatórios para modalidades de trabalho como o remoto, o cooperativismo e o microempreendedorismo individual”, disse.
Ao final da conferência estadual, serão escolhidos 12 delegados, 4 representantes do poder público, 4 dos empregadores e 4 dos trabalhadores, que representarão o Acre na etapa nacional, marcada para março de 2026, em São Paulo.
The post Governador Gladson Camelí reforça compromisso com políticas de empregabilidade na etapa estadual da Conferência Nacional do Trabalho appeared first on Noticias do Acre .