A Secretaria Municipal da Mulher recebeu, nesta segunda-feira (15), 50 kits de roupinhas de bebê confeccionados pelas integrantes do Clube de Mães Sinhá Maria, que hoje reúne 80 mulheres cadastradas e dedicadas ao trabalho voluntário.
Cada kit contém peças essenciais para oferecer conforto e acolhimento aos recém-nascidos: 5 conjuntos tipo “mijão”, 5 pagãozinhos de manga curta, 5 de manga longa, 5 toucas, 5 pares de meias e uma coberta.
Segundo a secretária municipal da Mulher, coronel Hadassah Suzannah, a iniciativa integra a primeira etapa de um projeto em fase de construção pela pasta, a pedido do prefeito Abilio Brunini e da primeira-dama e vereadora Samantha Iris, após um caso marcante em Cuiabá, quando uma jovem mãe morreu enquanto buscava roupinhas para sua bebê. Outros itens, como fraldas, serão acrescentados ao kit e oferecidos gratuitamente para as mães que buscam apoio.
“Nosso objetivo com a entrega desses kits é acolher as mamães que estão grávidas e que em breve terão seus filhos. Mais do que os itens básicos, queremos oferecer apoio psicológico e emocional em uma fase tão delicada da vida da mulher. A ação também busca aproximá-las da estrutura da Secretaria, para que conheçam nossos serviços de acolhimento, enfrentamento à violência, qualificação e oportunidades de trabalho”, destacou.
A secretária reforçou ainda que “o projeto nasceu do coração do prefeito e da primeira-dama e está sendo construído por várias mãos, com a união da comunidade e de parceiros. Estamos empenhadas em avançar nessa primeira fase, que une a entrega dos kits ao acolhimento dessas mulheres com outras iniciativas que já oferecemos. Mais do que roupas, estaremos oferecendo dignidade, segurança e esperança em um novo ciclo de vida”.
O Clube de Mães Sinhá Maria realiza esse trabalho solidário há anos, produzindo enxovais para entidades sociais e famílias em situação de vulnerabilidade. A matéria-prima é doada por parceiros como a empresa BLM e o Studio Decor, que destinam sobras de tecidos de alta qualidade, que seriam descartados, para se transformarem em roupas novas e cheias de significado.
A presidente do Clube de Mães Sinhá Maria, Janete Aparecida Sterza, é reconhecida pela seriedade do trabalho voluntário que realiza junto a costureiras solidárias, transformando materiais em peças delicadas e cheias de cuidado. Ela, assim como outras voluntárias, estava emocionada.
“São peças preciosas, com riqueza de detalhes e muito amor. Ou seja, o luxo tirado do que ia para o lixo”, destacou Janete.
A frase foi reforçada pelas demais representantes: Julia Antunes, da BLM, e Joanil Francisca das Neves, do Studio Decor.
O secretário Amarildo, da Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias da Secretaria Municipal de Governo, também destacou: “A dedicação dessas mulheres em transformar materiais descartados em roupas de alta qualidade é louvável. Eu tive a oportunidade de conhecer o trabalho delas e fiquei encantado. O benefício é recíproco, é prazeroso também para essas mães que atuam no ofício da costura”.
Além do apoio logístico que a Sarc presta sempre que possível, o órgão está empenhado em articular parceiros para melhorar a estrutura e ampliar o espaço do Clube de Mães Sinhá Maria. “Trata-se de um sonho, de todas nós e principalmente da dona Janete. Iremos produzir muito mais”, disse uma das voluntárias, Marli Mendes Silva Campos, moradora do bairro Três Poderes.
#PraCegoVer
A foto mostra a oficialização da doação recebida pela Secretaria da Mulher, com parceiros, secretários municipais e integrantes do Clube de Mães. À frente, estão expostos os kits de roupinhas confeccionados.