Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Governo de RO inicia processo de validação do Nível 2 do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna e fortalece transparência

Para reforçar o compromisso com a profissionalização e o fortalecimento da atividade de auditoria interna, o governo de Rondônia, por meio da Contr...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
16/09/2025 às 13h42
Governo de RO inicia processo de validação do Nível 2 do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna e fortalece transparência
O início da validação do Nível 2 do IA-CM coloca Rondônia em posição de destaque no cenário nacional, sendo o primeiro estado da Região Norte a avançar nessa etapa

Para reforçar o compromisso com a profissionalização e o fortalecimento da atividade de auditoria interna, o governo de Rondônia, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), deu início no dia 11 de setembro, ao processo de validação oficial do Nível 2 do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), em reunião híbrida com representantes do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

O IA-CM é uma ferramenta reconhecida internacionalmente e aprovada pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA), que avalia e fortalece a capacidade e maturidade das unidades de auditoria interna, promovendo práticas mais estratégicas, eficazes e alinhadas à gestão de riscos. O processo de validação inclui uma fase preliminar de autoavaliação realizada pelo próprio órgão e, posteriormente, analisada por validadores externos do Conaci.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A reunião, que marcou a abertura de uma etapa estratégica, contou com a participação do coordenador da Câmara Técnica do IA-CM, Rodolfo Serrano, e dos validadores pelo Conaci, Igor Martins, da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais, e Bruno Sugawara, da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso. Pela CGE-RO, o processo é conduzido pela assessora de Harmonização de Normas, Qualidade e Gestão Estratégica, Beatriz Cristina, em articulação com as Diretorias de Fiscalização e Auditoria Interna (DFAI) e de Consultoria e Gestão de Riscos (DCGR).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância do processo de validação. “O governo tem trabalhado para aprimorar os mecanismos de transparência e gestão pública. O processo de validação do IA-CM é um reconhecimento do empenho da gestão estadual em garantir práticas modernas e eficazes, que assegurem cada vez mais responsabilidade e confiança no uso dos recursos públicos.”

Segundo o controlador-geral do Estado, José Abrantes Alves de Aquino, a iniciativa representa um marco para Rondônia. “Este é um passo relevante não apenas para a CGE, mas para toda a administração pública estadual. A validação do IA-CM fortalece a credibilidade do nosso trabalho e contribui para a entrega de mais valor público à sociedade rondoniense”, afirmou.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com a assessora de Harmonização de Normas, Qualidade e Gestão Estratégica, Beatriz Cristina, “a validação do Nível 2 do IA-CM é uma etapa essencial para consolidar uma cultura voltada à visão do modelo, com benefícios que incluem a padronização de procedimentos, a melhoria da performance profissional dos servidores e o fortalecimento dos processos de auditoria. Com este avanço, a CGE se consolida entre as unidades de controle do país com desempenho certificado em auditoria”, destacou.

Durante a abertura, o coordenador da Câmara Técnica do IA-CM, Rodolfo Serrano, ressaltou a relevância da participação da CGE-RO no processo. “Rondônia se coloca como referência para a Região Norte ao avançar no IA-CM. Este movimento demonstra maturidade institucional e um compromisso com a excelência na atividade de auditoria interna”, disse.

O validador do Conaci, da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais, Igor Martins, enfatizou a importância da cooperação entre os estados no fortalecimento do sistema de controle interno. “A troca de experiências é fundamental para que possamos evoluir coletivamente. O avanço de Rondônia fortalece também o trabalho das demais unidades de controle do Brasil.”

Já validador do Conaci, da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso, Bruno Sugawara, complementou que a validação traz impactos diretos para a gestão pública. “Quando uma CGE aprimora seus processos de auditoria, toda a administração pública ganha em eficiência, transparência e responsabilidade com os recursos públicos”, frisou.

O início da validação do Nível 2 do IA-CM coloca Rondônia em posição de destaque no cenário nacional, sendo o primeiro estado da Região Norte a avançar nessa etapa. O momento reforça o compromisso da CGE-RO com a transparência, a profissionalização e o aprimoramento contínuo da gestão pública.

Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Richard Neves
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários