A Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias) é parceira da Caixa Econômica Federal (CEF) na realização da capacitação sobre o Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec). Serão constituídas três turmas de 25 servidores cada, durante este mês de setembro.
O Sibec é uma plataforma desenvolvida pelo governo federal com o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos a diversos benefícios sociais. Por meio desse sistema, é possível realizar o cadastro e a gestão de programas como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O Sibec funciona como um sistema integrado que permite o cruzamento de informações de diferentes bases de dados, garantindo maior eficiência na concessão e no acompanhamento dos benefícios. Por meio do Cadastro Único para programas sociais do governo federal, os cidadãos podem se inscrever e atualizar seus dados, facilitando o acesso aos programas sociais.
A capacitação também conta com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).
CAPACITAÇÃO
A capacitação para que os servidores aprendam de forma eficiente a utilização do Sibec visa aprimorar a gestão, a inclusão e a distribuição dos benefícios sociais, fortalecendo o atendimento aos cidadãos. Com a cooperação entre o governo estadual, a Prefeitura e a instituição financeira, busca-se padronizar procedimentos, reduzir erros e ampliar a eficiência no fluxo de análise, concessão e fiscalização dos benefícios.
Caixa Econômica Federal é responsável pela gestão do Sibec, com especialistas para treinamentos práticos, casos reais e simulações de fluxo de benefícios. A Semias assegura a adaptação local do conteúdo, considerando as necessidades da gestão municipal, bem como a integração com serviços de assistência social no município.
IMPACTO ESPERADO
- Melhoria na eficiência do cadastramento, verificação de renda e elegibilidade;
- Redução de falhas no processamento de benefícios e maior transparência para o cidadão;
- Fortalecimento da rede de atendimento, com atuação integrada entre esfera estadual e municipal;
- Capacitação contínua de servidores para acompanhar alterações legais e técnicas no Sibec.
CARTEIRA DE AUTISTA NOS DISTRITOS
Todos os polos de cadastramento estão recebendo capacitação inédita para expedir a Carteira de Autista. A capacitação é voltada aos servidores dos polos do distrito de Nazaré, no baixo Madeira, e nos distritos de Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã, na Ponta do Abunã.
“Hoje, um cidadão precisa percorrer aproximadamente 330 km, no caso de Nova Califórnia, apenas para obter a Carteira de Autista, ou então, no caso das comunidades ribeirinhas, pegar um barco para vir até Porto Velho, para conseguir o documento. Com essa capacitação, todos os polos de cadastramento nos distritos, estarão aptos a expedir a Carteira do Autista”, afirmou Clóvis Henrique, gerente do Cadastro Único de Porto Velho.
Texto:Adaides Batista
Foto:Semias
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)