Ocurso “Projeto Terapêutico Singular: estratégias para o cuidado multiprofissional” voltado para fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, médicos e demais profissionais que atuam diretamente na rede pública de saúde, será realizado pelo governo de Rondônia, nos dias 19 e 20 de setembro, em Porto Velho, por meio do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
A iniciativa tem o objetivo de capacitar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na elaboração e execução de Projetos Terapêuticos Singulares (PTS) fortalecendo o cuidado interprofissional nos serviços de reabilitação. A realização do curso atende às necessidades do Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero) e está inserida no calendário oficial de ações do Iespro. Serão formados no total 50 profissionais, permitindo a qualificação de mais profissionais, os quais poderão compartilhar o conhecimento adquirido em suas respectivas equipes.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
As inscrições, feitas por convite direto às unidades de reabilitação, já foram encerradas e garantiu a participação de profissionais da rede que atuam no cuidado especializado em todo o estado. Entre os inscritos estão profissionais do Hospital Infantil Cosme Damião (HICD); Hospital e Pronto Socorro João Paulo II; Cero; e Iespro para formar facilitadores, além do Programa de residência em saúde da família, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), centros especializados de reabilitação dos municípios de Porto Velho e Ji-Paraná e, ainda do Hospital Santa Marcelina.
INVESTIMENTOS
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância dos investimentos em capacitação. “O governo tem valorizado os profissionais da saúde e oferecido condições para que a população receba um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente. O curso é um exemplo de como a gestão estadual tem investido em conhecimento para transformar a vida das pessoas”.
Segundo a diretora-geral do Iespro, Marcela Milrea Araújo Barros, o curso representa um passo estratégico para consolidar a política de atenção integral. “O Projeto Terapêutico Singular é uma ferramenta essencial para fortalecer o trabalho em equipe. Estamos investindo em qualificação porque acreditamos que a educação permanente é o caminho para aprimorar os serviços e ampliar os resultados positivos na rede de saúde”, destacou.
ATENÇÃO À SAÚDE
O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é uma ferramenta importante na atenção à saúde, especialmente em contextos como a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (PCPD) no Brasil, com foco no cuidado mais efetivo na pessoa. Trata-se de uma abordagem utilizada no campo da saúde, especialmente na atenção psicossocial e na saúde mental, que visa oferecer um plano de cuidado personalizado e integral para um usuário ou paciente. O PTS é dinâmico e pode ser ajustado conforme mudam as necessidades do usuário.
A formação será ministrada pela terapeuta ocupacional do Rio de Janeiro, Ana Carla de Souza Nogueira, com ampla experiência em reabilitação e saúde coletiva. A palestrante é graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Castelo Branco, especialista em Acupuntura, atuou como coordenadora de programas de prevenção e atenção em saúde, incluindo projetos voltados às pessoas com deficiência. Foi Vice-Presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Atual conselheira do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Rio de Janeiro. Oficial R2 do Exército Brasileiro. Professora universitária e Conselheira municipal de assistência social do Rio de Janeiro.
Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Frank Néry, Johnatan Kalawine e Pablo Belo
Secom - Governo de Rondônia