Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

ALMT confirma audiência pública sobre impactos da UHE Colíder nesta quinta-feira (18)

O encontro que acontece às 9h, na Câmara Municipal de Colíder, reunirá representantes de órgãos reguladores, autoridades políticas, lideranças regi...

Redação
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MT
15/09/2025 às 15h23
ALMT confirma audiência pública sobre impactos da UHE Colíder nesta quinta-feira (18)
Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso promove audiência pública para debater impactos ambientais e socioeconômicos da Usina Hidrelétrica Colíder, que afeta municípios do norte do estado.

Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realiza uma audiência pública, proposta pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), para debater os impactos ambientais e socioeconômicos decorrentes da Usina Hidrelétrica (UHE) Colíder. O encontro que acontece nesta quinta-feira (18), às 9h, na Câmara Municipal de Colíder, reunirá representantes de órgãos reguladores, autoridades políticas, lideranças regionais, pescadores, ribeirinhos e sociedade civil. 

 O objetivo da reunião é tratar de questões urgentes relacionadas ao rebaixamento do nível da água do reservatório, medida adotada para garantir a segurança do empreendimento, ocorrida há cerca de 30 dias, que vem gerando sérios prejuízos, como a mortandade de peixes e impactos na pesca, interferências na navegação dos ribeirinhos, prejuízos a eventos turísticos regionais, como o Fest Praia (Paranaíta) e o Viva Floresta (Alta Floresta), entre outros.

 De acordo com Wilson Santos, a audiência pública será um espaço democrático e necessário para ouvir todos os lados e saber quais medidas emergenciais aplicadas pelo empreendedor quanto a compensação aos municípios afetados da área de influência da hidrelétrica. “É fundamental dar voz às comunidades impactadas pela usina e construir, junto com os órgãos reguladores e gestores públicos, caminhos que garantam justiça social e equilíbrio ambiental. O Parlamento está cumprindo o seu papel de abrir diálogo e buscar soluções concretas para minimizar os prejuízos da população”, destacou o parlamentar.

Continua após a publicidade
Anúncio

 A UHE Colíder abrange os municípios de Colíder, Nova Canaã do Norte, Cláudia e Itaúba, no norte de Mato Grosso, com potência de geração de 300 megawatts (MW), energia suficiente para abastecer 850 mil habitantes.

 Serviço

 Pauta:Assembleia Legislativa realiza audiência pública para tratar sobre os impactos econômicos e socioeconômicos da UHE Colíder com o rebaixamento do rio Teles Pires

Local:Câmara Municipal de Colíder

Data:18 de setembro (quinta-feira)

Horário:9h

Informações: Samantha dos Anjos – Assessoria de Imprensa 

WhatsApp: (65) 98102-7740 

Ligação: (65) 99639-9715

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários