Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Secretaria de Educação abre inscrições para o Provão Eletrônico da EJA destinado a municípios do interior

Provas serão aplicadas entre os dias 22 e 26 de setembro, nos municípios de Codajás, Tabatinga, Tefé, Presidente Figueiredo e Parintins...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
15/09/2025 às 11h52
Secretaria de Educação abre inscrições para o Provão Eletrônico da EJA destinado a municípios do interior
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar abre, nesta segunda-feira (15/09), o período de inscrições para a realização do Provão Eletrônico voltado para municípios do interior do Amazonas. Nesta etapa, participarão do certame os estudantes das cidades de Codajás, Tabatinga, Tefé, Presidente Figueiredo e Parintins (distantes 240, 1.108, 523, 117 e 369 quilômetros de Manaus, respectivamente). As inscrições seguem até sexta-feira (19/09).

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A inscrição deve ser feita de maneira on-line, por meio do site http://examesupletivo.seduc.am.gov.br . No preenchimento do formulário, é necessário anexar RG, CPF e comprovante de residência do candidato inscrito.

As provas serão realizadas entre os dias 22 e 26 de setembro, nos turnos matutino e vespertino, também por meio de plataforma virtual, com aplicação em escolas polo da rede estadual. Em Codajás, a aplicação será no Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) José de Araújo Rodrigues; em Tabatinga, no CETI João Carlos Pereira dos Santos; em Tefé, no CETI Francisco Hélio Bezerra Bessa; em Presidente Figueiredo, na Escola Estadual (EE) Maria Calderaro; e em Parintins, na EE Dom Gino Malvestio.

“A quem não teve a oportunidade de concluir os estudos na idade certa por um motivo, ou por outro, esta é mais uma oportunidade para concluir e realizar sonhos”, destacou o coordenador do Sistema Eletrônico de Avaliação, Luciano Melo.

Continua após a publicidade
Anúncio

Sobre o provão

O exame supletivo é composto por 20 questões e avalia cada etapa de ensino não concluída pelo aluno. Para quem deseja concluir o Ensino Fundamental, é necessário realizar o Provão Eletrônico com oito componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física e Língua Inglesa. Já para o Ensino Médio, além dessas, serão incluídas as disciplinas de Química, Física, Biologia, Filosofia e Sociologia.

Ao final do Provão, os candidatos que alcançarem nota maior ou igual a 6,0 receberão o certificado de conclusão da etapa de ensino. As avaliações são realizadas por meio de um sistema on-line, e a Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (GAEED) disponibiliza profissionais aplicadores que acompanham e orientam sobre questões relacionadas ao certame nos municípios.

A idade mínima para participar do supletivo do Ensino Fundamental é de 15 anos. E para quem pretende concluir o Ensino Médio, é necessário ter a partir de 18 anos. O candidato pode optar em agendar até quatro componentes curriculares por turno (matutino e vespertino) e deverá comparecer ao local de realização das provas com até 30 minutos de antecedência do início da aplicação.

De 2022 a 2024, mais de 4,9 mil candidatos do interior do estado realizaram a inscrição para o Provão Eletrônico. Desde então, já foram emitidos cerca de 5,6 mil certificados de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio para esse público.

Os candidatos que forem aprovados em todos os componentes curriculares devem solicitar o certificado através do e-mail gaeed@educacao.am.gov.br, necessitando enviar alguns documentos, como a cópia da identidade, CPF e Comprovante de Residência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários