Um dos componentes que transformam o indivíduo ou a coletividade é a educação. Quando essa ciência é aplicada a crianças e jovens, observamos que eles aprendem com mais facilidade, pois estão em fase de formação de hábitos e valores.
Com essa percepção, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon) promoveu, nesta semana, um circuito de palestras sobre educação para o consumo para os estudantes do Centro Educacional Marília Sant’Ana, conhecido como Escola Sesi, em Rio Branco.
Tais conteúdos foram desenvolvidos pelo Núcleo de Educação para o Consumo do Procon, de acordo com a Política Nacional de Defesa do Consumidor. Na oportunidade, os alunos obtiveram informações sobre os conceitos de renda, salário, compras à vista ou a prazo, cartões de crédito e débito, consumo consciente, entre outros.
“Estamos ministrando estes conteúdos como se estivéssemos plantando sementinhas de responsabilidade neles, pois terão consciência das suas necessidades e saberão avaliar, da melhor forma, suas condições para consumir algo ou não, além de demais reflexões que impactarão positivamente na vida financeira deles”, destaca Sérgio Garcia, chefe do Núcleo de Educação do Procon.
Utilizando uma linguagem simples, de fácil compreensão, o referido agente técnico cativa a atenção das crianças, que constantemente perguntam sobre fatos do cotidiano e utilizam exemplos próximos da sua realidade para compreender as decisões tomadas pelos seus responsáveis.
No decorrer das palestras e dos tópicos debatidos, é possível observar como o público infanto-juvenil consegue identificar propagandas enganosas, golpes na internet e detectar práticas comerciais que são abusivas para a economia ou danosas ao meio ambiente.
Quem participou atentamente das atividades desenvolvidas pelo Procon foi a estudante Luiza Oliveira, de 11 anos, aluna do 6º ano, do período da tarde. Ela relata o que aprendeu com a palestra sobre educação para o consumo.
“Eu gostei demais. A parte que chamou mais atenção foi quando falaram sobre os cuidados ao comprar com cartão de crédito. Na verdade, gostei de tudo. Foram assuntos que, como o palestrante falou, nós vamos utilizar a vida inteira”, disse.
Instituições que tiverem interesse em convidar a equipe técnica do Procon para realizar atividades sobre educação para o consumo deve entrar em contato pelos números telefônicos 151 ou (68) 3223-7000, que também funciona pelo aplicativo WhatsApp.
Os pedidos serão respondidos pelo Setor de Educação do instituto, conforme a data, localidade e disponibilidade da equipe. Faculdades, centros comunitários, associações de bairro, projetos sociais e entidades ou órgãos públicos também podem solicitar a palestra.
The post Celebrando os 35 anos do Código de Defesa do Consumidor, Procon do Acre realiza palestras sobre educação para o consumo appeared first on Noticias do Acre .