OComitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CEPCIF) reuniu-se, nesta sexta-feira (12) em Porto Velho, sob a presidência do coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/RO). O encontro avaliou a situação de focos de calor no estado, que registraram picos de 808 ocorrências em 25 de agosto, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) adaptados pela Sala de Situação do Sistema de Comando de Incidentes/Operação Verde Rondônia (SCI/OVR).
Atualmente, a Operação Verde Rondônia (OVR) conta com 15 bases do CBMRO espalhadas pelo Estado, além de 54 brigadistas que atuam em todos os 52 municípios e aldeias indígenas. As ações são complementadas pela fiscalização de queimas autorizadas, realizada por meio do GeoPortal da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental , que permite maior controle e rastreabilidade das ocorrências. O resultado é a redução e estabilidade no número de focos de calor em Rondônia. No último dia 10 de setembro foram 152 focos registrados em todo o estado.
UNIÃO DE ESFORÇOS
Durante a reunião, foi destacada a integração ao Comitê da empresa concessionária da BR-364, representada pela engenheira ambiental Ana Rúbia. A concessionária garantiu a disponibilização de três caminhões de apoio a partir de seis meses da concessão, atuando desde Colorado do Oeste, no Cone Sul até o Trevo do Roque em Porto Velho. “Estamos instalando ao longo do trecho 14 bases operacionais que iniciarão ações de roçada preventiva em Áreas de Preservação Permanente (APP) e áreas de reserva ao longo da rodovia”, esclareceu a nova integrante.
O governador Marcos Rocha reforçou o compromisso do executivo com a preservação ambiental e a proteção das famílias. “Estamos investindo em estrutura, tecnologia e integração para reduzir os impactos das queimadas. Rondônia está preparada para responder com rapidez e eficiência, garantindo mais segurança à população e preservando nossas riquezas naturais”.
O comandante-geral do CBMRO, Nivaldo de Azevedo Ferreira ressaltou a importância da união de esforços. “A integração entre órgãos públicos e a iniciativa privada fortalece a capacidade de resposta do estado. Com nossas equipes qualificadas e apoio da nova concessionária, estamos ampliando nossa cobertura e reforçando a prevenção em áreas sensíveis”.
Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Andréia Fortini
Secom - Governo de Rondônia