O setor de serviços no Acre apresentou uma variação positiva de 6,1% em julho, na comparação com o mês anterior, reforçando a tendência de crescimento do segmento no estado. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e indicam também um aumento de 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
A PMS é um levantamento estatístico que acompanha o desempenho do setor de serviços no Brasil, com foco em empresas formais que possuem 20 ou mais funcionários. Excluindo áreas como saúde, educação e serviços financeiros, a pesquisa monitora segmentos como transporte, tecnologia da informação, turismo, serviços prestados às famílias e comunicação.
Com isso, é possível obter uma visão atualizada e detalhada da atividade econômica desse setor, que representa o maior contingente de empregos no país. Ao divulgar variações mensais, anuais e acumuladas, a PMS permite que governos, investidores e analistas identifiquem tendências, oportunidades e tomem decisões estratégicas com base em dados concretos.
Acompanhando essa tendência e com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico em todo o estado, o governador Gladson Camelí assinou, na quinta-feira, 11, o termo de cooperação técnica e financeira que estabelece parceria com a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a implantação do programa Cidade Empreendedora nos 22 municípios acreanos, um fomento que deve impactar ainda mais na alta desses índices futuramente.
Por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), o governo busca fortalecer a gestão pública municipal e fomentar o desenvolvimento econômico sustentável, com ações estratégicas voltadas à capacitação técnica das prefeituras, ao incentivo ao empreendedorismo local e à modernização dos instrumentos de planejamento e desenvolvimento urbano e institucional.
O programa será executado com iniciativas de consultoria, capacitação, eventos, missões e outras ações voltadas à dinamização da economia local, por meio da promoção do empreendedorismo e da melhoria do ambiente de negócios.
Durante o encontro, Camelí relembrou projetos e ações do governo voltados à melhoria da realidade social da população. “Como sempre digo, nosso compromisso é cuidar das pessoas. E poder contribuir com a implantação de um projeto que vai impulsionar a economia local e, consequentemente, melhorar a renda e a qualidade de vida da população, me deixa muito feliz. Não posso deixar de agradecer ao Sebrae e à Aleac por essa e outras parcerias, que vêm mudando cada vez mais a vida dos acreanos”, afirmou ao assinar a parceria.
The post Setor de serviços cresce 6,1% em julho no Acre e sinaliza tendência de alta appeared first on Noticias do Acre .