Nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Dra. Taíssa Sousa (Podemos) participou da inauguração da Procuradoria Especial da Mulher, realizada na Escola do Legislativo, em Porto Velho. O ato foi celebrado como um marco histórico para Rondônia, consolidando um espaço de acolhimento, proteção e defesa dos direitos das mulheres.
Durante a solenidade, Dra. Taíssa destacou que a criação da Procuradoria representa mais um fortalecimento no combate à violência contra a mulher. Vice-presidente da Procuradoria, a parlamentar parabenizou a colega deputada Ieda Chaves pela iniciativa e o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano, pelo apoio institucional.
“É mais um fortalecimento, um braço importante da Assembleia Legislativa. Infelizmente, dentro do Estado de Rondônia, os índices são alarmantes em relação à violência contra a mulher, principalmente os casos de feminicídio. Tanto é que nós aprovamos a Lei Ordinária nº 6.018, de 28 de abril de 2025, que garante às mulheres vítimas de violência doméstica o direito a cursos de defesa pessoal. Além disso, temos o PLO 873/2025, de nossa autoria, em tramitação, que assegura às servidoras estaduais vítimas de violência doméstica o direito de solicitar transferência de local de trabalho”, afirmou Dra. Taíssa.
A deputada reforçou que a Procuradoria chega para somar às ações já realizadas pela Casa de Leis, buscando reduzir um índice que ela classificou como “triste e inaceitável”. “Só a Lei Maria da Penha não tem sido suficiente para proteger nossas mulheres. Se fosse, nossos índices não seriam tão alarmantes. A Procuradoria é mais uma ação concreta para oferecer suporte e esperança, e para que possamos, de fato, diminuir a violência contra a mulher em Rondônia.”
Texto: Geiciany Gonçalves I Assessoria Parlamentar
Foto: Luis Gustavo I Assessoria Parlamentar