O Teste da Linguinha, exame simples e rápido que avalia o freio lingual dos recém-nascidos, é um procedimento obrigatório em todas as maternidades e hospitais públicos e privados do Brasil desde 20 de junho de 2014, com a criação da Lei Federal nº 13.002.
Em Rio Branco, o exame é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), na Maternidade Bárbara Heliodora. A avaliação tem como objetivo identificar a anquiloglossia, alteração congênita conhecida como “língua presa”, que pode comprometer a amamentação, o crescimento orofacial e até a fala da criança.
“Por lei, todo bebê recém-nascido deve passar pelo Teste da Linguinha. Nesse exame, avaliamos toda a cavidade oral da criança para identificar possíveis alterações no freio lingual. É fundamental que todos os bebês realizem esse teste, pois ele garante a detecção precoce de condições que podem afetar a amamentação e o desenvolvimento”, destaca Jossandra Prado, odontopediatra da Maternidade Bárbara Heliodora.
A recomendação da profissional é que nenhum recém-nascido deixe de realizar o Teste da Linguinha. “Se o seu bebê nasceu na maternidade e, por algum motivo, não fez o teste logo após o nascimento, seja porque recebeu alta em um final de semana ou feriado, é muito importante retornar para que a avaliação seja realizada o quanto antes.”
O exame deve ser feito entre 24 e 48 horas de vida do bebê, sendo registrado na carteira de saúde da criança. Quando diagnosticada precocemente, a condição pode ser acompanhada e, se necessário, tratada com a frenotomia, uma pequena cirurgia indicada apenas em casos de dificuldades na amamentação e perda de peso.
“O bebê que nasce com alteração no freio lingual apresenta a língua presa e não consegue realizar os movimentos normais e naturais. Nesses casos, ele é avaliado e acompanhado durante a amamentação, para verificar se está conseguindo realizar a deglutição corretamente”, explica a odontopediatra.
Jéssica Monteiro é mãe do Heitor Bernardo de 14 dias que não realizou o Teste da Linguinha por ter tido alta médica em um final de semana, mas retornou nesta quinta-feira, 11, para realizar o exame na maternidade.
“O primeiro filho é sempre algo significativo, e queremos cuidar dele com todo amor e carinho. Para mim, é importante saber que não existe nenhum risco para a saúde dele. Voltamos para casa com o coração tranquilo e alegre, sabendo que todos os exames estão sendo feitos para descartar qualquer tipo de doença nele”, afirma.
Já Adriely Luz que é mãe do pequeno Antony de apenas 3 dias de vida, e também realizou o teste na manhã desta quinta-feira, conta que o recém-nascido apresentou anquiloglossia durante o Teste da Linguinha.
“Estamos felizes porque esse teste é realizado aqui na maternidade e de forma gratuita. Agradecemos muito porque descobrimos que o Antony tem a linguinha presa e, futuramente, ele poderia ter alguma dificuldade. Ele está pegando bem no peito e, até agora, não apresentou nenhum problema, mas vamos seguir com o acompanhamento para garantir que tudo ocorra bem”, finaliza.
The post Teste da Linguinha é obrigatório e garante avaliação precoce dos recém-nascidos na Maternidade Bárbara Heliodora appeared first on Noticias do Acre .