Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Forças de Segurança atingem 80% de eficácia no cumprimento das metas dos indicadores Plano Estadual de Segurança Pública

Integração e uso da tecnologia é apontada como fundamental para a redução dos indicadores criminais em Manaus...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
11/09/2025 às 16h34
Forças de Segurança atingem 80% de eficácia no cumprimento das metas dos indicadores Plano Estadual de Segurança Pública
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Victor Levy/SSP-AM

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Com ações integradas e auxílio de novas tecnologias, as Forças de Segurança do Amazonas alcançaram entre os meses de janeiro a agosto deste ano, 80% de eficácia no atingimento de 20, das 25 metas dos indicadores criminais. Os dados foram apresentados, nesta quinta-feira (11/09), durante a 39ª edição do Ciclo de Gestão para Desempenho (CGD), que certificou gestores da Polícia Civil (PC-AM) e Militar (PMAM).

A integração entre a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) foi destacada como um dos fatores determinantes para os avanços obtidos.

O coordenador do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), tenente-coronel Rouget Brito, destacou que a troca de informações, o planejamento conjunto de operações, a cooperação em investigações e o uso da tecnologia têm fortalecido a capacidade de resposta contra o crime, resultando em maior proteção para a sociedade.

Continua após a publicidade
Anúncio
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Victor Levy/SSP-AM

“Apresentamos as companhias e delegacias que se destacaram tanto em volume de procedimentos de polícia judiciária, gerando mais prisões, como cumprimento de mandados, inquéritos policiais remetidos à Justiça e colocando criminosos à disposição da Justiça. São 63 bairros da cidade, seis zonas administrativas e a PMAM juntamente com a PC têm responsabilidade territorial em cada uma dessas áreas”, destacou o coronel Rouget, coordenador do Ciesp.

Reduções

Conforme os dados do Ciesp, todas as zonas de Manaus apresentaram redução dos indicadores criminais. “Esse evento mostra o desempenho de cada companhia e delegacia na atuação do seu bairro. Nós temos aqui como destaque a zona leste, que teve o melhor desempenho dentre as zonas da cidade. Contudo, todas as zonas atingiram as metas previstas há mais de quatro anos no Plano Estadual de Segurança Pública”, frisou.

Certificações

Durante o 39º CGD, representantes das unidades que apresentaram as maiores contribuições para a redução dos indicadores ao longo de 2025 foram homenageados com a entrega de certificados e placas. Entre as zonas de melhor resultado estão a leste e a norte.

“Essa premiação vem materializar o trabalho que já está sendo realizado ao longo do tempo pelos policiais da zona leste de Manaus. Com o reforço de novos policiais nas ruas e a tecnologia disponibilizada, conseguimos melhorar nosso atendimento ao público, o que nos garantiu o primeiro lugar no CGD no período de janeiro a agosto”, ressaltou o comandante do Batalhão Leste, coronel Wener Vieira.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Victor Levy/SSP-AM

Além das zonas, as Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) de maior destaque também receberam a certificação com Selo Prata: 25ª, 1ª, 15ª, 5ª e 23ª.

Na Polícia Civil, o selo prata foi conquistado pelos servidores do 27º Distrito Integrado de Polícia (DIP), que obteve significativa redução em diversos crimes na área de atuação.

“É a segunda vez que ganhamos essa premiação e eu sempre falo que o segredo é o mesmo: ter integração. Nós trabalhamos sempre com a mancha criminal e reduzimos os índices na nossa área. A PC investigando e fazendo procedimentos, e a PMAM coordenando a área, principalmente nas regiões críticas. Isso resulta em um trabalho de excelência para a população”, afirmou o delegado titular do 27º DIP, Osman Nasser.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Victor Levy/SSP-AM

As delegacias especializadas também foram destaques, entre elas a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), as Delegacias Especializadas em Crimes contra a Mulher (DECCM) e a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários