Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Câmara Técnica do Comércio Exterior discute integração Acre-Peru, promoção de negócios e pautas estratégicas

A posição privilegiada do Acre para interligar o Brasil ao Pacífico, a integração do estado com o Peru pela Rota Quadrante Rondon, os resultados da...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
11/09/2025 às 16h04
Câmara Técnica do Comércio Exterior discute integração Acre-Peru, promoção de negócios e pautas estratégicas
Foto: Reprodução/Secom Acre

A posição privilegiada do Acre para interligar o Brasil ao Pacífico, a integração do estado com o Peru pela Rota Quadrante Rondon, os resultados da missão institucional no país vizinho, a promoção de negócios em expofeiras internacionais e a reativação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Essas foram algumas das pautas estratégicas discutidas durante a terceira reunião da Câmara Técnica do Comércio Exterior do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, realizada na sede do Sebrae, em Rio Branco, na quarta-feira, 10.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O encontro reuniu o governo do Estado, por meio das secretarias de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), de Planejamento (Seplan), Agência de Negócios e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Sindicato das empresas de Logística e Transportes de Cargas (Setacre), conselhos regionais de Contabilidade (CRC-AC), Administração (CRA-AC), Engenharia e Agronomia (CREA-AC), Estadual de Turismo (CET) e Sebrae no Acre. O deputado federal e presidente da Federação das Indústrias (Fieac), José Adriano, também esteve presente.

O objetivo foi dar encaminhamentos para que o estado avance significativamente nas temáticas. A partir disso, foram criados grupos de trabalho (GTs) de Transporte e Logística, Promoção de Eventos, Ambiente de Negócios e Geração de Negócios. Eles atuarão em assuntos como a conexão intermodal (rodoviária, aérea e ferroviária) com o Peru, já que o governo federal iniciará os estudos da Ferrovia Bioceânica, a prospecção do Acre no cenário internacional e a constituição do estado como a principal porta de entrada dos mercados asiático e latino-americano no Brasil.

Reunião contou com representantes de diversas instituições. Foto: Luan Cesar/Seict
Reunião contou com representantes de diversas instituições. Foto: Luan Cesar/Seict

Coordenador da Câmara e titular da Seict, Assurbanípal Mesquita explicou que os GTs serão responsáveis por acompanhar e aprofundar as respectivas temáticas com a realização de estudos técnicos para que as pautas sejam concretizadas. “O trabalho dos grupos viabilizará a implantação de voos entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa, além da conexão terrestre com Atalaya, passando por Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, que pode se integrar com o projeto do governo peruano, que construirá uma ferrovia até Pucallpa”, declarou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Já Ricardo Brandão, secretário de Planejamento (Seplan), que também participou da missão de reconhecimento de vias entre os departamentos peruanos e o estado acreano, destacou que estabelecer de forma definitiva a ligação intermodal entre os dois países é uma necessidade urgente. “Precisamos concretizar esse projeto para que o Acre obtenha mais desenvolvimento econômico, que também reflete no social, que é a nossa prioridade. No tocante à ferrovia, os estudos dos dois países estão em andamento e torcemos para que sejam concluídos o mais breve.”

Grupos de Trabalho (GTs) foram estabelecidos no encontro. Foto: Luan Cesar/Seict
Grupos de Trabalho (GTs) foram estabelecidos no encontro. Foto: Luan Cesar/Seict

Gestor do Projeto de Internacionalização do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel explanou sobre a participação de empresas acreanas na Expocruz, de 19 a 28 em Santa Cruz de la Sierra, e na Expoalimentaria , de 24 a 26 na cidade de Lima. “Elas, que têm capacidade de fazer negócios internacionais, foram selecionadas por edital público e, agora, passarão por uma capacitação para o Encontro de Negócios que faremos em parceria com o Sebrae Mato Grosso, em Lima. A ideia é dar condições aos empresários acreanos de ter resultados efetivos e duradouros com exportações”.

Waleska Bezerra, presidente da Anac, destacou que a participação dos empreendimentos do Acre nas duas expofeiras internacionais é uma vitrine perfeita para solidificar a imagem do estado entre os cerca de 100 países participantes. “Eventos internacionais são sempre uma ótima oportunidade de apresentar os produtos acreanos no mercado externo. Como resultado de ações anteriores, empresas como a Dom Porquito, Café Contri e Nutrak puderam ampliar mercado. Este ano, a Anac e demais órgãos ligados ao desenvolvimento darão suporte às empresas acreanas”, finalizou.

The post Câmara Técnica do Comércio Exterior discute integração Acre-Peru, promoção de negócios e pautas estratégicas appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários