Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Evento no Parque da Cidade começa nesta quinta-feira (11), reúne tradições de 12 países e regionais.

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
11/09/2025 às 11h26
Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada pela Prefeitura de Porto Velho. Antes da abertura oficial, uma degustação especial feita ao público, foi uma prévia dos pratos típicos que estarão disponíveis durante o evento. Mais do que sabores, cada receita carrega história, tradição e um propósito maior: transformar a culinária em oportunidade de ajudar o próximo.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

De 11 a 13 de setembro, o Parque da Cidade será palco de um verdadeiro encontro entre culturas. Doze países: França, Itália, México, Japão, África, Alemanha, Argentina, Arábia, México, Portugal, Suíça e Estados Unidos, que se somam à representação da cultura ribeirinha de Rondônia para oferecer aos visitantes uma viagem gastronômica e cultural sem precisar sair de Porto Velho. A entrada é gratuita e a programação acontece sempre das 19h às 22h.

SOLIDARIEDADE

Pastor Fábio Ramos destacou o caráter beneficente do evento
Pastor Fábio Ramos destacou o caráter beneficente do evento
Toda a arrecadação do evento é revertida para obras sociais que beneficiam famílias ribeirinhas no Baixo Madeira e projetos missionários na África. A iniciativa, organizada pela Igreja das Nações, já impactou mais de 300 famílias com ações voltadas à educação e assistência social.

Continua após a publicidade
Anúncio

O pastor Fábio Ramos, líder da Igreja das Nações, destacou o caráter beneficente do evento. “A Festa às Nações é uma maneira deliciosa de abençoar as pessoas. Trabalhamos de forma missionária e encontramos na culinária um caminho para aproximar culturas e transformar vidas. Este ano, pela primeira vez, realizamos a festa no Parque da Cidade, em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, e estamos muito honrados com esse apoio. Nos dias 11, 12 e 13 esperamos as famílias para viver essa experiência internacional sem precisar de passaporte.”

CULTURA E GASTRONOMIA

Pastora Magda Coelho, responsável pela tenda da França, reforça o convite
Pastora Magda Coelho, responsável pela tenda da França, reforça o convite
As tendas temáticas oferecem pratos que traduzem o espírito de cada país. O visitante poderá experimentar desde o tradicional crepe francês até os tacos e guacamoles do México, passando pelas especiarias da Arábia e sabores típicos da culinária ribeirinha da Amazônia.

A pastora Magda Coelho, responsável pela tenda da França, reforça o convite: “Nosso carro-chefe é o crepe, preparado em várias versões, acompanhado de bebidas típicas, como a soda francesa. É uma oportunidade única para que as famílias de Porto Velho experimentem de perto a riqueza da gastronomia internacional.”

 Jonas Rosateli adianta as delícias que irão conquistar o público
Jonas Rosateli adianta as delícias que irão conquistar o público

No espaço dedicado ao México, Jonas Rosateli, líder de célula, adianta as delícias que irão conquistar o público: “Vamos servir guacamole, tacos de carne e frango, além da tradicional água da Jamaica, feita com hibisco, gengibre e maçã. Queremos que o visitante viva um verdadeiro tour de sabores e descubra que a culinária mexicana é muito mais do que pimenta: é rica, saborosa e marcante.”

Já na tenda da Arábia, Stefane Dalazen que também é líder de célula, destaca a variedade e o propósito solidário: “É uma alegria contribuir com a Festa das Nações. Teremos cafta, suco frozen, brownie, arroz doce e outras delícias preparadas com muito carinho. Convidamos todos a prestigiar e a se surpreender com a riqueza da nossa tenda.”

CONVITE

Stefane Dalazen destaca a variedade e o propósito solidário
Stefane Dalazen destaca a variedade e o propósito solidário
"Mais do que um festival gastronômico, a Festa às Nações é um espaço de convivência familiar, de aprendizado cultural e de solidariedade. Ambientações temáticas, música e pratos típicos de 12 países criam uma experiência única que já faz parte do calendário oficial da cidade", disse o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Paulo Moraes Júnior.

Com o apoio da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semtel e da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), o evento reforça o compromisso do município em valorizar iniciativas que celebram a diversidade cultural e fortalecem o espírito de coletividade.

A expectativa é superar o público da última edição, que recebeu mais de 15 mil pessoas. De 11 a 13 de setembro, das 19h às 22h, o Parque da Cidade se tornará um espaço onde os sabores do mundo encontram a solidariedade. Um convite especial para que as famílias de Porto Velho vivam essa experiência cultural, solidária e inesquecível.

Texto:Jhon Silva
Fotos:José Carlos

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários