A vice-governadora Mailza Assis recebeu nesta quarta-feira, 10, a visita do cônsul-geral do Peru em Rio Branco, Pedro Alberto Rubín. Durante o encontro, Rubín entregou uma placa de reconhecimento à vice-governadora pela contribuição do Acre à integração Brasil-Peru, especialmente no marco da 50ª edição da Expoacre 2025.
Mailza relatou ao cônsul os resultados da missão oficial ao Peru realizada em agosto , que percorreu em mais de dez dias diferentes regiões, incluindo na agenda um encontro com a presidente Dina Boluarte, além de agendas em Pucallpa, Atalaya e Puerto Maldonado.
“A equipe foi à frente visitar as regiões e concluímos a missão com a visita à presidente. Na volta, passei por Puerto Maldonado e dialogamos com a Câmara de Comércio. Já deixamos reuniões marcadas para dar continuidade a esse processo de integração”, afirmou a vice-governadora.
O cônsul Pedro Rubín reforçou a importância de fortalecer os laços entre as regiões de fronteira, destacando o potencial econômico, social e cultural do Acre e do sul do Peru. “Precisamos impulsionar a integração em todos os níveis: econômico, político e cultural. Esta região tem muito potencial e já existe uma forte base de cooperação entre nossas populações, especialmente nas áreas de comércio, saúde e apoio às comunidades indígenas”, disse.
Entre os temas discutidos estiveram a retomada de voos regionais entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa, ampliando a conectividade entre Acre e Ucayali. A vice-governadora também abordou que está em andamento a criação de grupos de trabalho binacionais, com reunião marcada já para 3 de novembro entre a Câmara de Comércio de Madre de Dios e autoridades acreanas. Também discutiram sobre a Rota Quadrante Rondon e projetos de integração por Atalaya e Marechal Thaumaturgo, fortalecendo a ligação entre comunidades amazônicas.
Mailza também destacou a participação do Acre na Expoalimentaria 2025, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas da América Latina, que será realizada de 23 a 26, em Lima, com a presença de 20 empresários acreanos.
Ainda no encontro, Mailza elogiou a realização da Semana Andina em Rio Branco, em parceria com o governo do estado, de 12 a 14, no Lago do Amor, com apresentações culturais, gastronomia e artesanato do Peru.
O cônsul aproveitou para convidar a população a prestigiar o evento cultural, que reunirá dança, culinária, artesanato e manifestações culturais peruanas em Rio Branco.
O coordenador da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Acre, Lauro Santos, presente no encontro, ressaltou o papel estratégico do porto de Chancay e da Rota Quadrante Rondon na consolidação do Acre como corredor logístico do Brasil para o Pacífico. “O Peru é a única saída do Brasil para o Pacífico, o que representa um ganho geopolítico extraordinário. O Acre tem posição estratégica para liderar esse processo de integração”, afirmou.
O cônsul também destacou a necessidade de ampliar os acordos bilaterais em áreas como turismo, comércio, proteção ambiental e defesa dos povos indígenas.
Durante a visita, Mailza retribuiu a homenagem presenteando o cônsul Pedro Rubín com uma peça em marchetaria produzida pelo artesão acreano Maqueson Pereira. “Quero agradecer ao cônsul Pedro pela homenagem e pela presença constante no Acre. Esta parceria é essencial para fortalecer a troca de experiências e a união entre nossos povos”, destacou Mailza.
The post Vice-governadora Mailza recebe homenagem do cônsul-geral do Peru e reforça avanços na integração entre os dois países appeared first on Noticias do Acre .