O governo do Acre, por meio da Agência de Negócios do Estado (Anac) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), celebrou na noite desta terça-feira, 9, no Instituto Senai, em Rio Branco, o encerramento de mais um ciclo de cursos gratuitos de Formação Inicial Continuada oferecidos por meio do projeto Centro de Inovação e Qualificação Profissional (CIQN) da Anac.
Com aulas realizadas no próprio instituto, desta vez as formações, viabilizadas com recursos próprios e de emendas parlamentares estaduais, contemplaram três especializações essenciais para o mercado de trabalho: Eletricista de Redes, Informática e Mestre de Obras, alcançando um total de cem profissionais. “Já fui contratado e hoje, antes mesmo de receber o certificado, fui chamado para trabalhar pela empresa”, revelou Mariceldo Bernardo”, concluinte do Curso de Eletricista de Redes.
A presidente da Anac, Waleska Bezerra, destacou o empenho do governo em apoiar projetos que possam ampliar oportunidades e gerar renda: “É mais uma iniciativa que reforça o compromisso da gestão Gladson Camelí com a qualificação profissional no estado do Acre”.
Desde 2023, com um investimento de R$ 320 mil, recurso proveniente de emendas parlamentares estaduais, a Anac, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Senai, promoveu a qualificação de 871 profissionais. Somente pelo Sesi, com emendas no valor de R$ 50 mil, os cursos na área de segurança do trabalho alcançaram 371 pessoas. Em 2024 e 2025, com a alocação de mais 270 mil, também de emendas parlamentares, a parceria com Senai viabilizou a qualificação para mais 500 pessoas.
“É gratificante ver que aplicamos bem os recursos. E com esse propósito a equipe da Anac segue empenhada para captar recursos, viabilizar novos projetos com foco na qualificação e fortalecimento das empresas, como forma de melhorar também a vida das pessoas”, disse Waleska.
No primeiro semestre de 2025, foram realizados os seguintes cursos: Eletricista de Redes de Distribuição de Energia, Instalações Elétricas Prediais, Instalador Hidráulico, Pedreiro de Revestimento, Elevação em Alvenaria, Processos Administrativos de RH e Departamento Pessoal, Rotinas e Lançamento Contábil, Informática Básica, e Instalador de Sistemas Fotovoltaicos.
Segundo o mapa do Trabalho Industrial, documento elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), nos próximos três anos, o Acre precisará qualificar 23 mil profissionais. O número contempla a necessidade de formação de 4 mil novos profissionais e de requalificação de 19 mil que já estão no mercado. O número contempla a necessidade de formação de mais 4 mil novos profissionais e de requalificação de mais 19 mil que já estão no mercado. A projeção leva em conta o crescimento da economia e do mercado de trabalhode.
As áreas com maior demanda por novos profissionais serão:
– Logística e Transporte (5.204), com oportunidades para técnicos de controle da produção, motoristas de veículos de cargas, almoxarifes e armazenistas, entre outros;
– Construção (3.521), para atuar como profissionais na operação de máquinas de terraplanagem, ajudante de obras civis, trabalhadores de estruturas de alvenaria e fundações, entre outros;
– Alimentos e Bebidas (2.193), para trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos; padeiros, confeiteiros e afins; operadores de equipamentos na fabricação de pães, massas, doces, chocolates e achocolatados, entre outros;
– Manutenção e Reparação (1.906), para mecânicos de manutenção de veículos automotores, de máquinas industriais, eletricistas de manutenção eletroeletrônica e muitos mais;
– Serviços Gerais (1.331), com vagas para trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações; nos serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conversação de áreas públicas, entre outros.
The post Governo do Acre e Senai certificam novas turmas em cursos gratuitos de qualificação profissional appeared first on Noticias do Acre .