O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) por meio da Divisão de Assistência ao Servidor Penitenciário (DASP) realiza durante todo o mês de setembro atendimentos psicológicos voltados aos servidores que atuam em todas as unidades penais do Estado.
O início dos atendimentos aconteceu na terça-feira, 09 e segue até o dia 30, e busca oferecer suporte emocional e contribuir para a saúde mental dos profissionais que lidam diariamente com situações de alta pressões no sistema prisional. As ações fazem parte da programação do setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Os serviços incluem esculta qualificada, com orientações e acompanhamento psicológico, com o objetivo de prevenir o adoecimento psíquico e melhorar a qualidade no ambiente de trabalho.
Os atendimentos são individuais, o que garante o sigilo e acolhimento de cada servidor. Os interessados podem se encaminhar diretamente com a Divisão penal onde acontece os plantões de atendimentos psicológicos. A chefe da Divisão de Assistência ao Servidor Penitenciário (DASP), Adriana Maia, disse que nesete momento, ocorre um mutirão, mas que esses atendimentos não acontecem somente no mês de setembro, mais no decorrer de todo o ano: “Isso não quer dizer que os nossos trabalhos terminem no mês de setembro. Eles continuam, só que sendo realizados de outra forma, individualizados. Essa escuta está disponível a qualquer servidor, é só nos procurar. Temos o Esculta Susp, que proporciona atendimento psicológico a todo policial penal.
Um policial penal falou da satisfação em ter esse atendimento psicológico dentro do local de trabalho: “Se torna muito proveitoso porque nem todas as vezes a gente tem essa oportunidade de conseguir esse atendimento para a gente poder ajudar a si mesmo, e procurar ajudar quem está próximo da gente porque todos que até estão ao nosso redor acabam também sentindo essa dificuldade. Então quando a gente recebe essa ajuda consegue evoluir para algo melhor, consegue ter um resultado que traz benefício para todos”.
“O Esculta Susp é um programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. E eles proporcionam atendimento psicológico, psicoterapia, para todos os policiais penais. Acessa o site(www.escultasusp.com.br), faz o seu cadastro, em 48 horas eles mandam uma resposta que seu cadastro está aprovado e aí você já tem acesso aos serviços”. Reforça Adriana.
The post Iapen oferece atendimentos psicológicos a servidores do sistema penitenciário do Acre appeared first on Noticias do Acre .