Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Acre registra maior crescimento em inovação na Amazônia Legal nos últimos quatro anos

Com um salto de 23% nos últimos quatro anos, o Acre é a unidade federativa da Amazônia Legal com maior crescimento em Inovação no Raking de Competi...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
10/09/2025 às 15h08
Acre registra maior crescimento em inovação na Amazônia Legal nos últimos quatro anos
Foto: Reprodução/Secom Acre

Com um salto de 23% nos últimos quatro anos, o Acre é a unidade federativa da Amazônia Legal com maior crescimento em Inovação no Raking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) na última terça-feira, 9. O estado saiu da 26ª posição em 2022 para a 20ª neste ano. Os números demonstram os resultados efetivos do trabalho contínuo do governo do Estado para trazer modernização, dinamismo e desenvolvimento em várias áreas.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Outras localidades que também registraram crescimento foram Amapá (27ª para 22ª), Rondônia (21ª para 16ª), cinco posições cada, Roraima (25ª para 21ª) e Mato Grosso (23ª para 19ª), que subiram quatro dígitos. Já o Maranhão (18ª para 26º ) e o Amazonas (8 ª para 14ª) tiveram as maiores quedas entre 2022 e 2025, com baixa de oito e quatro colocações respectivamente. Pará (20ª para 23ª) e Tocantins (24ª para 27ª) também registraram decréscimo, perdendo três pontos.

Crescimento de seis posições do Acre foi o maior da Amazônia Legal entre 2022 e 2025. Foto: Reprodução
Crescimento de seis posições do Acre foi o maior da Amazônia Legal entre 2022 e 2025. Foto: Reprodução

O desempenho acreano é fruto de diferentes iniciativas do poder público, que transformam o dia a dia de vários setores e da população. Exemplo disso é a criação do Programa Governo Digital , da Secretaria de Estado de Administração (Sead), e do Conselho Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (Ceict) , Lei Estadual nº 4.132/2023. Outras frentes como a oferta de bolsas em pesquisas voltadas à área por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac) reforçam a atuação.

Secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita fala que o governo executa, ainda, o processo de implantação do Parque Tecnológico de Rio Branco, em parceria com a prefeitura, e do Hub de Inovação para startups, que complementará a Plataforma do Ecossistema de Inovação .

Continua após a publicidade
Anúncio

“Tudo está sendo trabalhado para que o Acre possua o melhor ecossistema desse setor da Amazônia Legal nos próximos anos. O governo atua em união com outras instituições da administração estadual e demais atores que também desenvolvem ações que solidificam a área”, explica.

O titular da Seict lembra que o avanço do Acre no Ranking de Competitividade dos Estados é resultado de uma estratégia de longo prazo da administração estadual baseada na cooperação com diversas outras entidades e com o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao setor. “É o fruto de quatro anos de trabalho, nos quais, sob a orientação do governador Gladson Camelí, o Estado vem se inserindo com maior intensidade nas atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação”, diz.

Gestores públicos da Seict, Assurbanípal Mesquita (ao centro), e da Fapac, Moisés Diniz (à esquerda), celebram o bom resultado no ranking. Foto: Luan Cesar/Seict
Gestores públicos da Seict, Assurbanípal Mesquita (ao centro), e da Fapac, Moisés Diniz (à esquerda), celebram o bom resultado no ranking. Foto: Luan Cesar/Seict

Moisés Diniz, presidente da Fapac, destaca que a captação de recursos de emendas parlamentares e do governo federal, além da aplicação dos próprios do Estado, para desenvolver pesquisas de inovação em áreas como saúde ou bioeconomia por meio de programas como o Centelha e o Inova Amazônia são essenciais para gerar mais avanços. De acordo com ele, serão aplicados mais de R$ 10 milhões somente neste ano para apoiar pesquisadores a desenvolverem novas soluções.

“Além dos trabalhos da Fapac com diversas frentes de pesquisas e da Fundação de Tecnologia [Funtac], outro pilar importante para essa nova conquista que obtivemos é a articulação institucional e política da gestão da Seict na relação de ouvir e envolver todos os atores ligados a inovação dentro do governo e fora dele. Universidades, faculdades, institutos, órgãos federais, prefeituras e organizações da sociedade civil também atuam neste forte trabalho”, finaliza Diniz.

Ranking e CLP

O Ranking de Competitividade dos Estados é elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que há mais de 12 anos atua no fortalecimento da gestão pública no Brasil. A iniciativa avalia as 27 unidades federativas do Brasil com base em 100 indicadores distribuídos em 10 pilares como infraestrutura, inovação, sustentabilidade e eficiência da máquina pública. O estudo serve como ferramenta para orientar políticas públicas, além de estimular a competitividade entre os estados.

The post Acre registra maior crescimento em inovação na Amazônia Legal nos últimos quatro anos appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários