>
Envio à Câmara está previsto para o final de setembro
Nos últimos meses, a Prefeitura realizou audiências públicas e disponibilizou um formulário digital, para que os moradores de todos os distritos pudessem indicar as prioridades e necessidades de seus bairros. Ao todo, mais de 1.300 pessoas responderam à pesquisa digital e mais de 200 participaram presencialmente dos encontros de escuta social, voltados para elaboração do orçamento municipal.
Com os dados coletados, as equipes técnicas da Semec iniciaram a etapa de consolidação das demandas, organizando as sugestões recebidas por área e pastas. Esse levantamento permite identificar as principais necessidades da população, transformar contribuições em propostas concretas e definir os eixos estratégicos que orientarão os investimentos municipais, como educação, saúde, assistência social e infraestrutura urbana.
Além da análise das contribuições, a construção do PPA envolve reuniões técnicas internas e alinhamentos com as secretarias municipais, para que cada pasta desenvolva seus planos para os próximos quatro anos, de acordo com cada área de atuação.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) funciona como um elo entre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Ela é responsável por definir, a cada ano, como serão aplicados os recursos do município, estabelece metas, prioridades e limites para os gastos públicos.
Após a tramitação dos projetos de lei no Poder Legislativo, o documento retornará à Prefeitura para ajustes finais. A expectativa é que a lei seja publicada até o final de dezembro, consolidando oficialmente o planejamento da cidade para os próximos quatro anos.
Além da construção do PPA e da LDO, a equipe técnica da Semec dará continuidade à elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que define todas as receitas e despesas do município em cada exercício financeiro.
Texto:Emily Costa
Foto:Fábio Ono (Semec)
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)