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Prefeitura de Porto Velho avança na elaboração do PPA 2026-2029

>Envio à Câmara está previsto para o final de setembroContribuições da população guiam os investimentos de Porto Velho para os próximos quatro anos...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
10/09/2025 às 14h51
Prefeitura de Porto Velho avança na elaboração do PPA 2026-2029
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

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Envio à Câmara está previsto para o final de setembro

Contribuições da população guiam os investimentos de Porto Velho para os próximos quatro anos
Contribuições da população guiam os investimentos de Porto Velho para os próximos quatro anos
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Semec), tem avançado na construção do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, a lei que definirá os investimentos e políticas públicas do município pelos próximos quatro anos. O envio do projeto à Câmara Municipal está previsto para o final de setembro.

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Nos últimos meses, a Prefeitura realizou audiências públicas e disponibilizou um formulário digital, para que os moradores de todos os distritos pudessem indicar as prioridades e necessidades de seus bairros. Ao todo, mais de 1.300 pessoas responderam à pesquisa digital e mais de 200 participaram presencialmente dos encontros de escuta social, voltados para elaboração do orçamento municipal.

Com os dados coletados, as equipes técnicas da Semec iniciaram a etapa de consolidação das demandas, organizando as sugestões recebidas por área e pastas. Esse levantamento permite identificar as principais necessidades da população, transformar contribuições em propostas concretas e definir os eixos estratégicos que orientarão os investimentos municipais, como educação, saúde, assistência social e infraestrutura urbana.

Além da análise das contribuições, a construção do PPA envolve reuniões técnicas internas e alinhamentos com as secretarias municipais, para que cada pasta desenvolva seus planos para os próximos quatro anos, de acordo com cada área de atuação.

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Equipe técnica da Semec organiza propostas e consolida prioridades para a elaboração do PPA 2026-2029 e da LDO
Equipe técnica da Semec organiza propostas e consolida prioridades para a elaboração do PPA 2026-2029 e da LDO
Agora, a equipe técnica da Secretaria Executiva de Orçamento da Semec está revisando as propostas enviadas pelas pastas e confeccionado o PPA e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com base nas prioridades apontadas pela população e os eixos estratégicos do Plano de Governo da atual administração. Após essa etapa, o projeto será enviado à Câmara Municipal para discussão, votação e aprovação.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) funciona como um elo entre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Ela é responsável por definir, a cada ano, como serão aplicados os recursos do município, estabelece metas, prioridades e limites para os gastos públicos.

Após a tramitação dos projetos de lei no Poder Legislativo, o documento retornará à Prefeitura para ajustes finais. A expectativa é que a lei seja publicada até o final de dezembro, consolidando oficialmente o planejamento da cidade para os próximos quatro anos.

Além da construção do PPA e da LDO, a equipe técnica da Semec dará continuidade à elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que define todas as receitas e despesas do município em cada exercício financeiro.

Texto:Emily Costa
Foto:Fábio Ono (Semec)

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

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