Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

FCecon orienta sobre fluxo para atendimento de fisioterapia oncológica

Para ter acesso ao serviço, basta ir até o setor, localizado no Ambulatório da FCecon, com o cartão de paciente FCecon em mãos...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
10/09/2025 às 13h42
FCecon orienta sobre fluxo para atendimento de fisioterapia oncológica
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Dreyceane Soares e Laís Pompeu/FCecon

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O serviço de Fisioterapia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou 17.803 procedimentos de janeiro a julho de 2025. O serviço é disponibilizado aos pacientes oncológicos que tenham complicações, lesões ou traumas causados pelo tratamento oncológico.

O serviço de Fisioterapia está localizado no Ambulatório da unidade hospitalar e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Para ser atendido, o usuário precisa apresentar o cartão de paciente no momento do atendimento, e não é necessário encaminhamento médico ou de outro profissional de saúde para agendar o atendimento.

Tratamento

Continua após a publicidade
Anúncio

Conforme a gerente do setor, Patrícia Chagas, o tratamento oncológico pode causar sequelas ao paciente, devido à cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. “Há usuários com dificuldades de mobilidade, outros com quadros de Neuropatia Periférica Induzida pela Quimioterapia (NPIQ), linfedemas ou mesmo radiodermites”, explicou.

Segundo Patrícia Chagas, a NPIQ causa formigamento dos dedos dos pés e das mãos, e os linfedemas afetam o sistema linfático, causando inchaço dos braços ou das pernas. Ela explicou que o linfedema é uma complicação tardia, que aparece dois anos após a cirurgia, às vezes seis meses depois, dependendo da extensão cirúrgica e do número de linfonodos que foram retirados.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Dreyceane Soares e Laís Pompeu/FCecon

A gerente disse que há pacientes que chegam ao serviço de Fisioterapia com radiodermite, que é uma reação adversa à radioterapia que deixa a pele avermelhada, descamada e ressecada. Ela disse que em casos mais graves, a radiodermite pode lesões na pele. “O serviço está disponível para atender os usuários com os quadros mais diversos causados pelo tratamento oncológico”, frisou.

Serviços

O serviço de fisioterapia atende crianças, adultos e idosos, com média de 390 pacientes no mês. Os profissionais trabalham com diversas técnicas aplicadas para reduzir as sequelas do tratamento oncológico, como a laserterapia, a drenagem linfática, terapias manuais, cinesioterapia, terapia por ondas de choque, dentre outras técnicas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários