Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Com recorde de público, Congresso Norte Nordeste de Secretários Municipais de Saúde reuniu em Manaus mais de 1,7 mil participantes de 16 estados

Avanços do Amazonas, como a Telessaúde, UTIs aéreas e Barco Hospital foram destaques no evento...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
09/09/2025 às 13h22
Com recorde de público, Congresso Norte Nordeste de Secretários Municipais de Saúde reuniu em Manaus mais de 1,7 mil participantes de 16 estados
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Francisco Mourão e Hugo Ferreira / SES-AM

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O Congresso Norte Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde registrou recorde de público. Conforme a organização do evento, que teve à frente os conselhos Nacional (Conasems) e Municipal (Cosems) de Secretarias de Saúde, mais de 1,7 gestores, profissionais e especialistas estiveram no Centro de Convenções Vasco Vasques entre sábado e segunda-feira (06 a 08/09) para trocar experiências, debater e apresentar soluções para os desafios da saúde pública das duas regiões.

O evento contou com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), que apresentou aos congressistas a forma de fazer saúde no Amazonas. A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, participou em diferentes momentos da programação e apresentou iniciativas do Governo do Amazonas que vêm transformando o acesso à saúde especializada no estado. Um dos destaques foi a palestra “Experiência do Amazonas no Cuidado da Assistência Especializada com o Uso de Telessaúde”, que abordou os resultados positivos do Programa Saúde AM Digital, responsável por reduzir o tempo de espera para consultas e diagnósticos especializados.

“Nós apresentamos também todo o trabalho voltado às UTIs aéreas, a equipamentos de saúde inovadores como o Barco Hospital e trouxemos a nossa metodologia de estar fazendo descentralização de serviços. Então, para nós, esses três dias, mostraram a riqueza do Amazonas na área da saúde, que vem tendo um investimento muito maior em tecnologia do Governo do Estado e, inclusive, acabamos de sair, nesse último dia do congresso, sendo o Amazonas piloto da OPAS em rede integrada para as Américas”, anunciou a secretária.

Continua após a publicidade
Anúncio
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Francisco Mourão e Hugo Ferreira / SES-AM

Nayara Maksoud também participou da mesa “Perspectivas da CIB na Construção da Rede Integrada”, destacando o papel da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-AM) na construção de uma rede de saúde regionalizada, eficiente e alinhada às necessidades da população.

Com o tema “Do Norte ao Nordeste: Regionalização e a Gestão Municipal diante dos Desafios Climáticos e de Acesso à Saúde”, o congresso teve como objetivo discutir soluções para os principais desafios enfrentados pelos gestores locais na prestação de serviços de saúde, especialmente diante das mudanças climáticas e das particularidades geográficas das regiões Norte e Nordeste.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Francisco Mourão e Hugo Ferreira / SES-AM

A presidente do Cosems-AM, Adriana Moreira, ressaltou a participação expressiva de congressistas nos debates e envolvimento com as temáticas importantes. De acordo com ela, o evento permitiu discutir pautas específicas e regionais para apresentar em faturas ações do setor.

“Justamente para que a gente, no próximo ano, venha para o congresso, que vai ser no Maranhão, mais qualificado e mais fortalecido para as discussões e também para as pautas a nível central, por exemplo, como a população de Campo Floreste e Águas, para qualificar essa política. E já temos proposições para discutir, inclusive, em Belém, na próxima reunião”, adiantou a presidente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários