O governo de Rondônia promoveu, nos dias 3 e 4 de setembro, a 1ª Campanha de Prevenção e Combate ao Assédio e à Discriminação, uma iniciativa voltada à promoção de um ambiente de trabalho mais respeitoso, seguro e inclusivo no serviço público de Rondônia. A ação foi realizada ao longo da semana, com atividades presenciais nas diversas setoriais da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) , na Assessoria Técnica de Inovação e Conhecimento (Astic) e na Escola de Governo, em Porto Velho.
Servidores puderam participar de rodas de conversa, receber orientações diretas e materiais informativos produzidos especialmente para esclarecer dúvidas e fortalecer a cultura de integridade e respeito nas relações de trabalho. Durante a apresentação da campanha, as equipes da Ouvidoria da Sepog, Ouvidoria Geral do Estado (OGE), Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), por meio da Corregedoria Geral da Administração (CGA) e da Comissão de Promoção da Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho (Cobem) atuaram de forma integrada, levando informação e promovendo o diálogo como ferramenta fundamental de prevenção.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o governo trabalha em consonância com os valores da administração pública, investindo em políticas que valorizem o servidor e promovam um ambiente institucional íntegro.
Segundo a secretária da Sepog,Beatriz Basílio, “esse é um passo fundamental para consolidarmos uma cultura organizacional baseada na ética, no acolhimento e na valorização das pessoas. A gestão estadual está comprometida em oferecer um ambiente de trabalho onde todos possam se sentir seguros e respeitados”, destacou.
A titular da pasta também ressaltou a quebra de paradigma da Ouvidoria Setorial da Sepog, que percorreu os setores de forma inédita, direta e sem formalismos, promovendo uma interação espontânea e de alto impacto com os servidores.A campanha também evidenciou a importância da atuação dos canais institucionais voltados à escuta e acolhimento dos servidores, reforçando o papel da Ouvidoria como elo entre gestão e cidadão.
Para o ouvidor-geral do Estado, Erasmo Meireles e Sá, a campanha representa um avanço importante na forma como o estado encara os desafios relacionados à conduta no serviço público. “Nosso papel é garantir que a população e os servidores tenham voz e saibam que existem canais confiáveis e seguros para denúncias. A prevenção começa com a informação, e é isso que estamos construindo aqui: um ambiente de confiança mútua e respeito à dignidade de todos”, afirmou.
Fonte
Texto: Diana Abichabki
Fotos: Angélica Nunes
Secom - Governo de Rondônia