O Poder Legislativo marcou presença na cerimônia de abertura da 20ª edição do Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran) – etapa Teles Pires que teve início hoje (8). O evento, uma iniciativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Sorriso, usa a linguagem teatral para promover educação, cidadania e segurança viária entre crianças e jovens.
Até esta sexta-feira (12), o festival se transforma em um grande palco de aprendizado. Estudantes de nove municípios da região , Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Juína, Juara, Alta Floresta, Colniza, Tabaporã e Boa Esperança do Norte apresentarão 27 peças teatrais. As apresentações, divididas nas categorias Infantil, Infantojuvenil e Juvenil, acontecem nos três turnos (manhã, tarde e noite) até quinta-feira (11).
O presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Matterazzi, destacou o caráter educativo do projeto. "O Fetran vai muito além de uma competição. É uma fórmula eficaz de nos aproximarmos das novas gerações, falando sobre trânsito seguro, respeito e empatia de uma forma que eles entendem e absorvem. Aqui, todos são vencedores pelo conhecimento adquirido", afirmou.
A vereadora Prof.ª Silvana Perin falou da importância do festival . "Como educadora, vejo no Fetran a pedagogia em sua forma mais prática e transformadora. O teatro permite que nossas crianças e jovens não apenas aprendam as leis de trânsito, mas as vivenciem e se tornem agentes de mudança dentro de suas próprias famílias. É investir na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis desde cedo," afirmou a vereadora .
A programação culmina na sexta-feira, com a contagem dos pontos pela manhã e a cerimônia de premiação à tarde. Mais do que troféus, os melhores espetáculos garantem vaga na etapa