Em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a valorização da vida, os servidores do Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero) participaram na sexta-feira (5), de um momento especial voltado ao cuidado com a saúde mental, cuidado integral, promovendo não apenas a reabilitação física de seus pacientes, mas também o bem-estar emocional de todos que fazem parte da unidade.A ação aconteceu na sede da unidade, localizada na Rua Barão do Amazonas, nº 9.960, Bairro Mariana, em Porto Velho.
Com música, dinâmicas, momentos de gratidão e reflexão, a atividade teve como objetivo fortalecer os vínculos entre os profissionais e promover um ambiente de acolhimento e empatia. Durante a programação, os participantes puderam compartilhar experiências, se emocionar com músicas que exaltam a importância da vida e reforçar o sentimento de pertencimento no ambiente de trabalho.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância do cuidado com a saúde mental. “É essencial criarmos espaços de diálogo e acolhimento. O Setembro Amarelo é um chamado à vida, e o governo tem trabalhado para promover ações que valorizam cada profissional que se dedica diariamente à saúde da população rondoniense.”
A equipe da oficina de música — Jucimar Moraes no violão, Jadson Raimann no sax e Georgiane Vasconcelos na voz — percorreu a unidade, visitando cada profissional em sua sala, até que todos estivessem reunidos no auditório. A dinâmica, idealizada pela direção, teve como objetivo fazer com que todos os profissionais se sentissem amados e unidos. O evento foi finalizado com um almoço.
A coordenadora do Cero, Andréia Zulke, destacou que cuidar da saúde mental também é um ato de amor e responsabilidade com o próximo. “Esse momento foi pensado com carinho para lembrar que todos nós enfrentamos batalhas invisíveis, e que o apoio mútuo faz toda a diferença.”
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, evidenciou o cuidado com o bem-estar dos profissionais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). “Cuidar da saúde mental dos nossos profissionais é essencial, pois são eles que estão na linha de frente do atendimento à população. Estamos fortalecendo toda a rede pública de saúde. Essa iniciativa reforça o compromisso com uma saúde mais acolhedora e humana.”
Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Pablo Belo
Secom - Governo de Rondônia