Com o tema “Proteja quem te protege”, neste sábado, 13 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde promove oDia D da Campanha de Vacinação Antirrábicanaregião Leste de Sorriso. A mobilização será realizada das 7h30 às 17h, em cinco pontos estratégicos:
Escola Francisco Donizete
Escola Valter Leite
Escola Flor do Amanhã
UBS Morada do Bosque
Barracão Comunitário do bairro Mário Raiter
O atendimento é gratuito e voltado a cães e gatos com mais de três meses. De acordo com a equipe de Vigilância em Saúde, a meta é imunizar 18 mil cães e 5 mil gatos entre áreas rurais e periurbanas, alcançando cobertura de 100% para cães e 80% para gatos.
Considerada uma zoonose grave, a raiva apresenta uma taxa de letalidade próxima a 100% após o surgimento dos sintomas, tanto em animais quanto em pessoas. A vacinação de cães e gatos é, portanto, a forma mais eficaz de prevenção e controle da doença, sendo prioridade das autoridades de saúde, especialmente em locais com ampla circulação de animais.
Entre as ações coordenadas pela Vigilância Ambiental, está a imunização contra a raiva, uma das mais importantes, como também a identificação e mitigação de riscos ambientais que podem afetar a saúde da população, como destaca Claudete Damasceno, coordenadora da Vigilância Ambiental.
“A raiva é uma ameaça constante, e a vacinação é a nossa principal defesa. A doença, de caráter viral, afeta o sistema nervoso de cães e gatos, podendo também ser transmitida às pessoas. Portanto, pedimos a colaboração de tutores desses animais a comparecerem aos postos de vacinação e manter Sorriso livre da raiva”.
Durante todo o mês, as equipes da Vigilância seguem em atividade em todo o Município, inclusive, em locais da área rural que as equipes ainda não conseguiram alcançar. Após a região Leste, será a vez da região Central, que terá seu Dia D no dia 20 de setembro, com 11 pontos de vacinação disponíveis à população.
Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone (66) 9 9600-1462.
Texto: Janaína Oliveira
Fotos: Arte Decom
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).