Com o objetivo de cuidar da saúde mental dos servidores públicos municipais de Sorriso, a Câmara de Sorriso aprovou, em 1ª votação, o Projeto de Lei 136/25 que institui a criação do programa Bem-estar e saúde mental.
De autoria do vereador republicano Brendo Braga, a iniciativa visa criar um programa estruturado, com ações e iniciativas que vão desde a capacitação de gestores para identificar e lidar com questões de saúde mental, até o acolhimento qualificado dos servidores, oferecendo-lhes as ferramentas e o suporte necessários para um ambiente de trabalho mais saudável.
Para o parlamentar, a intenção é instituir uma política preventiva e de apoio, focada na promoção da saúde integral. “O estresse, a pressão por resultados, as longas jornadas e as complexidades das demandas diárias são fatores que, se não gerenciados, podem levar ao adoecimento, como ansiedade, burnout e depressão. Isso afeta não só a vida pessoal do servidor, mas também impacta sua produtividade, sua capacidade de se relacionar com colegas e, consequentemente, a qualidade do atendimento oferecido ao cidadão”, explica o parlamentar.
A proposta, subscrita pelos demais vereadores, passará ainda por mais duas votações. Para se tornar lei, o texto precisa ser sancionado pelo Poder Executivo.