Tramitou na sessão ordinária desta segunda-feira (8) a Indicação 989/25 que sugere ao Poder Executivo a implantação de um Centro de Reabilitação e Estimulação do Neurodesenvolvimento – CRE, conhecido como clínica-escola, voltado ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Para o vereador Toco Baggio (PSDB), autor da propositura, a oferta desse espaço tem sido apontada como uma das grandes demandas sociais do município. “Esses centros, além de oferecer acompanhamento terapêutico e educacional especializado, desempenharia um papel fundamental no acolhimento das famílias e na inclusão social”, defende, acrescentando que além disso, a estrutura teria potencial para atuar como centro de formação e capacitação, preparando estagiários e profissionais para lidarem de forma adequada com as demandas do autismo.
Segundo o vereador, como as escolas regulares de Sorriso carece de profissionais capacitados para atender esse público, a clínica-escola teria potencial para atuar como centro de formação e capacitação, preparando estagiários e profissionais para lidarem de forma adequada com as demandas do autismo.
Na indicação, o parlamentar justifica ainda que a clínica-escola possibilitará a integração entre profissionais de saúde e educação, o que permite um atendimento multiprofissional com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos e outros profissionais capacitados. “Será um grande avanço e um suporte essencial para as famílias que enfrentam dificuldades de acesso às terapias especializadas”, frisa Toco.
A indicação, subscrita pelos demais vereadores, será encaminhada ao prefeito Alei Fernandes.