Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Professores passam por qualificação para aprendizagem de estudantes surdos

Professores e coordenadores de EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) da Prefeitura de Cuiabá que dispõem de salas multifuncionais juntament...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT
07/09/2025 às 16h01
Professores passam por qualificação para aprendizagem de estudantes surdos
Crédito: Erlan Aquino

Professores e coordenadores de EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) da Prefeitura de Cuiabá que dispõem de salas multifuncionais juntamente com intérpretes e tradutores participaram na sexta-feira (5) de um curso de formação continuada no auditório Maestro China, localizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Bandeirantes.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Mais de 100 profissionais, nos dois turnos, assistiram a palestra "Alfabetização em Libras" do professor Dr. Cláudio Alves Benassi, do Departamento de Línguas e Sinais da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). Ele explicou detalhadamente o conteúdo da sua palestra destinada ao aperfeiçoamento do método de aprendizagem às crianças diagnosticadas com problemas auditivos. 

"É uma formação continuada sobre a alfabetização de surdos em Língua Portuguesa e de sinais. Fizemos aqui um percurso de ressaltar a importância da presença da escrita e língua de sinais na alfabetização de surdos. Porque no modelo atual apenas a língua de sinais sinalizada e o ensino da Língua Portuguesa são enfatizados e levados até o surdo. E isso, obviamente, vai acarretar alguns problemas na formação cognitiva deles”, explica Benassi.

A coordenadora de Educação Especial da Prefeitura de Cuiabá, professora Neuraides Ribeiro, reforçou a importância da qualificação para atender as necessidades especiais. 

Continua após a publicidade
Anúncio

“Essas crianças já são acompanhadas de cuidadores e a qualificação dos professores visa tornar a educação mais leve e consciente. Na rede pública, estão matriculadas crianças cegas, surdas e neuro-divergentes. Estamos trabalhando para somar resultados positivos, dialogar com as famílias e manter o papel ativo das escolas com autoridade pedagógica”, pontua.

O ensino de Libras é fundamental para a inclusão social e educacional de pessoas surdas, e o ensino de Português para surdos deve considerar a Libras como primeira língua (L1), utilizando-a como base para o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua (L2).

Atualmente, Cuiabá tem 70 salas multifuncionais em EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica). Outras onze estão previstas para entrega até o final deste ano.

#PraCegoVer
A imagem que ilustra a matéria mostra participantes de curso de formação continuada no auditório na sede da Secretaria Municipal de Educação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários