Professores e coordenadores de EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) da Prefeitura de Cuiabá que dispõem de salas multifuncionais juntamente com intérpretes e tradutores participaram na sexta-feira (5) de um curso de formação continuada no auditório Maestro China, localizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Bandeirantes.
Mais de 100 profissionais, nos dois turnos, assistiram a palestra "Alfabetização em Libras" do professor Dr. Cláudio Alves Benassi, do Departamento de Línguas e Sinais da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). Ele explicou detalhadamente o conteúdo da sua palestra destinada ao aperfeiçoamento do método de aprendizagem às crianças diagnosticadas com problemas auditivos.
"É uma formação continuada sobre a alfabetização de surdos em Língua Portuguesa e de sinais. Fizemos aqui um percurso de ressaltar a importância da presença da escrita e língua de sinais na alfabetização de surdos. Porque no modelo atual apenas a língua de sinais sinalizada e o ensino da Língua Portuguesa são enfatizados e levados até o surdo. E isso, obviamente, vai acarretar alguns problemas na formação cognitiva deles”, explica Benassi.
A coordenadora de Educação Especial da Prefeitura de Cuiabá, professora Neuraides Ribeiro, reforçou a importância da qualificação para atender as necessidades especiais.
“Essas crianças já são acompanhadas de cuidadores e a qualificação dos professores visa tornar a educação mais leve e consciente. Na rede pública, estão matriculadas crianças cegas, surdas e neuro-divergentes. Estamos trabalhando para somar resultados positivos, dialogar com as famílias e manter o papel ativo das escolas com autoridade pedagógica”, pontua.
O ensino de Libras é fundamental para a inclusão social e educacional de pessoas surdas, e o ensino de Português para surdos deve considerar a Libras como primeira língua (L1), utilizando-a como base para o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua (L2).
Atualmente, Cuiabá tem 70 salas multifuncionais em EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica). Outras onze estão previstas para entrega até o final deste ano.
#PraCegoVer
A imagem que ilustra a matéria mostra participantes de curso de formação continuada no auditório na sede da Secretaria Municipal de Educação.