Na última sexta-feira, 5 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR), o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Sorriso, Paulo Lucion, reuniu-se com mais de 30 empresários de diferentes regiões do país para apresentar a recém-criada Zona de Desenvolvimento do Agronegócio (ZDA). A iniciativa, instituída em julho de 2025, tem como objetivo impulsionar a agregação de valor à cadeia produtiva do agronegócio, estimulando, atração de investimentos, diversificação, geração de emprego e renda no meio rural e práticas sustentáveis.
Durante a apresentação, Lucion destacou os benefícios fiscais oferecidos pela ZDA — como a redução de até 50% no IPTU, ISS, ITBI e taxas de instalação e funcionamento, mediante contrapartidas como manutenção das atividades por um período mínimo de 10 anos, participação em capacitações e a possibilidade de vistoria pelo Comitê Gestor.
O secretário reforçou a importância da iniciativa para o desenvolvimento do agronegócio em Sorriso: “A ZDA representa uma transformação na forma de investir e crescer no agronegócio local. Quando empresários abraçam este projeto, juntos construímos uma economia mais forte e inovadora para Sorriso”, afirmou Lucion.
Além da apresentação, Lucion estendeu aos presentes um convite especial para o evento “Prefeitos do Agro”, que ocorrerá em Sorriso na sexta-feira, dia 12 de setembro. O evento promete reunir líderes municipais e protagonistas do setor agrícola, com foco em políticas públicas e inovação para impulsionar o agronegócio regional.
Texto: Larissa Gribler
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).